A greve do sindicato dos atores dos EUA (SAG-AFTRA) e dos roteiristas ainda está em curso e Dwayne Johnson fez doação história para ajudar na luta por melhores direitos trabalhistas.
Quando a greve começou, o presidente da SAG-AFTRA Foundation, Courtney B. Vance e a diretora executiva, Cyd Wilson, redigiram uma carta para 2.700 dos atores mais bem remunerados do sindicato. Eles explicaram a necessidade financeira que muitos enfrentariam durante a paralisação de trabalho.
“Tendo passado por isso durante a COVID e tendo uma resposta tão positiva de nossos próprios membros ao cuidar uns dos outros, quando a greve foi decidida, Courtney e eu nos reunimos com nossa equipe e dissemos: ‘Lá vamos nós novamente'”, disse Wilson à Variety.
Durante a pandemia de COVID-19, a SAG-AFTRA Foundation, uma organização sem fins lucrativos associada ao sindicato, mas não parte dele, trabalhou para fornecer auxílio financeiro a muitos dos 160.000 membros do sindicato por meio do programa de Assistência Financeira de Emergência da fundação, que será utilizado novamente para ajudar os atores durante a greve.
“Dependemos de doações e bolsas para fornecer serviços – tivemos muita sorte de arrecadar dinheiro suficiente para cobrir todos os nossos programas”, explica Wilson.
“Mas quando enfrentamos uma crise como essa e vamos gastar milhões e milhões de dólares em auxílio financeiro, é quando precisamos dos nossos talentos de alto perfil, que têm condições de ajudar os outros.”
Dwayne Johnson faz doação de sete dígitos
Logo após enviar a carta, a equipe de Dwayne Johnson entrou em contato para dizer que ele queria ajudar, então ele e Vance conversaram por telefone.
“Foi muito amor. É como se ele estivesse se dispondo a ajudar de uma forma que permite que outros saibam da necessidade urgente”, Vance disse a Johnson sobre sua contribuição para o fundo, observando que o valor exato é mantido confidencial, mas ele ficou comovido com a generosidade do famoso ator.
“Ele está dizendo: ‘Nesse momento, estou aqui e não vou a lugar nenhum, o que você precisa que eu faça’. E isso envia uma mensagem enorme para outras pessoas fazerem o mesmo.”
Wilson explica que as bolsas da SAG-AFTRA Foundation fornecem até US$ 1.500 para cada membro individual, mas em condições extremas, como problemas de saúde ou outras situações que indiquem que um ator está em grave perigo, um membro vitalício pode receber até US$ 6.000 em auxílio financeiro de emergência.
Assim, a doação de sete dígitos de Johnson (conforme a Variety) tem o potencial de ajudar milhares de atores. Wilson estima que entre 7.000 e 10.000 membros precisarão desses serviços.