Para manter o interesse do público sempre em alta, muitas séries de TV – principalmente dos gêneros de ação, suspense, aventura e terror – investem em reviravoltas chocantes. Em muitas ocasiões, essas reviravoltas resultam nas mortes inesperadas de queridos personagens.
Em alguns casos, a estratégia dá super certo, subvertendo clichês e atraindo a atenção do público para uma determinada produção.
Por outro lado, o tiro também pode sair pela culatra! Algumas mortes inesperadas, no final das contas, não passam de truques narrativos baratos.
Com isso em mente, confira abaixo 10 mortes em séries de TV que ninguém esperava – e tome cuidado com os spoilers!
Howard Hamlin – Better Call Saul
Interpretado por Patrick Fabian, Howard Hamlin é introduzido como um antagonista secundário em Better Call Saul. Na 6ª temporada, o personagem é friamente assassinado por Lalo, que utiliza uma arma com silenciador para surpreender o advogado. A cena, definitivamente, é uma das mais chocantes do spin-off de Breaking Bad.
Derek Shepherd – Grey’s Anatomy
Até hoje, Derek Shepherd é considerado o “amor verdadeiro” da protagonista Meredith em Grey’s Anatomy. Por isso, a surpreendente morte do personagem deixou os fãs da série completamente chocados. O médico, que é interpretado por Patrick Dempsey, se envolve em um grave acidente e, após diversas complicações, é retirado dos aparelhos.
Rita Bennet – Dexter
A cena na qual o protagonista Dexter encontra o cadáver da esposa Rita é, sem sombra de dúvidas, uma das mais memoráveis da série Dexter. A personagem se torna a última vítima de Arthur Mitchell, um dos vários serial killers da produção. Dexter descobre seu corpo na banheira de casa, e a cena fica ainda mais emocionante pela presença do filho recém-nascido do casal.
Bob Newby – Stranger Things
Introduzido na 2ª temporada de Stranger Things, Bob Newby não demorou a ganhar o coração dos fãs da série – graças à ótima atuação de Sean Astin, o Sam da trilogia O Senhor dos Anéis. Por isso, a morte do personagem é ainda mais devastadora. Bob é destroçado pelos “demodogs” na reta final do segundo ano, deixando Joyce (e a audiência) em prantos.
Maude Flanders – Os Simpsons
As mortes chocantes acontecem até mesmo no mundo da animação! Em Os Simpsons, por exemplo, o falecimento de Maude Flanders emocionou fãs do mundo todo. A esposa de Ned Flanders morre em “Alone Again, Natura-Diddily”, um episódio da 11ª temporada. Apesar da morte ter sido cômica (assim como tudo que acontece em Os Simpsons), seu impacto emocional é visto, até hoje, como um dos maiores da animação.
Matthew Crawley – Downton Abbey
No início da 3ª temporada de Downton Abbey, tudo estava perfeito para a protagonista Mary. Após um tumultuado relacionamento, ela vive um casamento feliz com Matthew Crawley, dando também as boas-vindas ao primeiro filho do casal. Por isso, a chocante morte do personagem – que se envolve em um acidente de carro no final do terceiro ano – deixou a audiência da série completamente embasbacada.
Zoe Barnes – House of Cards
Ambientada nos bastidores da Casa Branca, House of Cards foi instrumental para que a Netflix se tornasse a plataforma de streaming mais popular do mundo. A série é cheia de mortes chocantes, mas nenhuma delas supera a de Zoe. A personagem de Kate Mara é empurrada na frente de um trem pelo protagonista Frank Underwood, que faz de tudo para o crime parecer um acidente.
Opie Winston – Sons of Anarchy
Em uma série cheia de cenas trágicas, a morte de Opie supera todas as outras. Na 5ª temporada de Sons of Anarchy, o personagem é preso junto com os irmãos da SAMCRO. O plano de Damon Pope era obrigar Jax a sacrificar um dos irmãos, mas quando o protagonista decide colocar a própria vida em jogo, Opie entra em ação e, em seguida, é espancado até a morte na frente dos amigos.
Ned Stark – Game of Thrones
Os fãs de Game of Thrones que haviam lido as Crônicas de Gelo e Fogo já esperavam pela morte de Ned Stark na 1ª temporada da série. Mas, para o público em geral, sua execução foi um choque sem tamanho. Afinal de contas, até aquele momento, o personagem de Sean Bean era considerado o “protagonista” da produção no HBO.
Logan Roy – Succession
Dado o próprio nome da série Succession, a morte de Logan Roy já era algo esperado. No entanto, quando o magnata entra em colapso no banheiro de seu jatinho particular, e morre ainda no 3º episódio da temporada final, fãs do mundo inteiro não conseguiram evitar o choque. Por isso, o capítulo em questão se estabelece como um dos mais emocionantes da série.