A maioria ds filmes de Christopher Nolan, diretor de produções como A Origem e Interestelar, é considerada complicada demais para entender. Em recente entrevista ao canal do Youtube HugoDécrypte, o diretor conversou sobre a natureza complexa de seus longas e explicou por que gosta de fazer filmes com essa narrativa.
“Não tente entender, apenas sinta”, disse o diretor. “Não vejo filmes em termos de equilíbrio entre simplicidade e complexidade, acho que é realmente sobre mistério. E nossas expectativas sobre filmes, na verdade, durante toda a minha vida, mas desde os anos 1950, elas foram informadas pela televisão e pelas expectativas da televisão. E às vezes isso é lamentável. Então eu costumo usar estruturas não cronológicas, estruturas não lineares. Isso era algo que se fazia muito na era do cinema mudo, nos primeiros filmes falados, até a televisão aparecer. E aí a televisão meio que impõe uma abordagem mais linear, mais simples, pela forma como a gente assistia televisão a partir dos anos 1950”.
Nolan continuou: “Então, quando o DVD veio e agora o streaming, podemos mais uma vez ser mais aventureiros porque você pode assistir a algo, pode pará-lo, pode rebobinar algo, dar uma olhada. E assim podemos fazer narrativas mais densas, narrativas mais complicadas. Mas, em última análise, a experiência em uma sala de cinema com público deve ser sobre mistério. Você não quer entender toda a história desde o início. Caso contrário, não há nada para revelar. E então, você sabe, realmente o filme do cineasta, o trabalho do cineasta é tentar estar um pouco à frente do público, nem muito à frente, nem muito atrás. Quando você está atrás do público, o público está entendendo as coisas antes de você explicá-las, o público fica muito frustrado de uma maneira diferente”, concluiu.
Oppenheimer, o novo filme de Christopher Nolan e sua primeira cinebiografia, está em cartaz nos cinemas.
Novo trabalho de Christopher Nolan
Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é baseado na obra “American Prometheus”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi o diretor do Projeto Manhattan, desenvolvido pelos Estados Unidos para a criação da arma nuclear.
Cillian Murphy (Peaky Blinders) interpreta o físico. O elenco também conta com Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Rami Malek, entre outros grandes nomes.
Oppenheimer está em cartaz nos cinemas.