Quando um filme se torna sucesso de bilheteria, o estúdio quase sempre busca transformá-lo em franquia. O problema é que nem toda obra tem esse potencial.
Naturalmente, há casos também que existe abertura para sequências, o problema está na execução.
Assim sendo, separamos 7 franquias que acabaram errando a mão com o passar do tempo. Confira!
O Hobbit
Embora a trilogia O Hobbit ainda tenha sido dirigida por Peter Jackson, de O Senhor dos Anéis, ela só conseguiu replicar o sucesso comercial dos filmes originais.
De fato, tanto o público quanto a crítica consideraram os filmes de prelúdio inferiores à trilogia inicial. Embora A Desolação de Smaug, o segundo filme, fosse possivelmente melhor que o primeiro, a trilogia prelúdio sofreu uma queda geral exponencial na qualidade devido à falta de fidelidade ao material de origem.
Tubarão
Um dos melhores argumentos para explicar por que certos filmes clássicos nunca devem ter sequências, a franquia Tubarão teve uma queda acentuada com o lançamento de Tubarão 2.
Enquanto o original Tubarão estabeleceu um alto padrão para filmes de monstros e é considerado um dos primeiros blockbusters de Hollywood, cada sequência acabou sendo essencialmente um filme B.
Transformers
A franquia de filmes Transformers só se tornou mais bem-sucedida a cada sequência – pelo menos até o quarto filme, Transformers: A Era da Extinção.
A partir daí, a queda na audiência da franquia refletiu sua recepção geral, que começou com críticas mistas que se tornaram amplamente negativas a cada nova sequência.
Apenas Bumblebee, quebrou essa tendência ao ser o único filme da franquia inteira a ser universalmente bem recebido.
As Crônicas de Nárnia
As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa deu ao público a primeira adaptação cinematográfica do mundo fantástico do autor C. S. Lewis.
No entanto, após a introdução dos irmãos Pevensie, o leão Aslam e a Feiticeira Branca, o interesse inicial pela franquia diminuiu com as sequências.
Além do segundo filme, Príncipe Caspian, que fracassou nas bilheteiras, a trilogia teve progressivamente críticas cada vez mais negativas.
Animais Fantásticos
Animais Fantásticos e Onde Habitam foi um sucesso estrondoso tanto para a crítica quanto comercialmente, entregando o que prometia – uma imersão profunda no Mundo Bruxo 70 anos antes da história de Harry Potter.
Embora a franquia de prelúdios tenha tido um bom começo, as duas continuações – Os Crimes de Grindelwald e Os Segredos de Dumbledore – caíram significativamente em termos de aprovação do público e sucesso de bilheteria.
Karatê Kid
Embora partes da série Cobra Kai sejam indiscutivelmente melhores que Karatê Kid, o spin-off da série não é tecnicamente uma sequência ao amado filme dos anos 1980 de artes marciais.
Ao contrário da série, todas as sequências de filmes – desde Karatê Kid: Parte II até o reboot de 2010 do original – não conseguiram se comparar ao primeiro filme.
Piratas do Caribe
A série de filmes Piratas do Caribe está entre as franquias de maior bilheteria de todos os tempos. Ao longo de cinco filmes, Piratas do Caribe arrecadou mais de 4,5 bilhões de dólares na bilheteria mundial.
No entanto, até os fãs mais ardorosos do Jack Sparrow admitirão que a franquia merece um lugar entre as franquias de filmes que pioraram a cada sequência.