Império da Dor conta a história real de um problema muito sério que os EUA enfrentam. A série da Netflix gira em torno da epidemia dos opioides. Mas fica a questão: o remédio OxyContin ainda está em circulação? Veremos isso adiante.
“Este drama sobre as causas e consequências da epidemia de opioides nos Estados Unidos, acompanha culpados, vítimas e uma investigadora em busca da verdade”, diz a sinopse oficial de Império da Dor.
Protagonizada por Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado), Império da Dor conta também com Uzo Aduba (Orange is the New Black), Sam Anderson (Lost), Clark Gregg (MCU) e Taylor Kitsch (Waco) no elenco.
Mostramos abaixo se o OxyContin ainda é receitado (legalmente) hoje em dia nos EUA.
O que aconteceu ao OxyContin
Após os horrores retratados em Império da Dor da Netflix, muitos espectadores querem saber o que aconteceu com o medicamento OxyContin da Purdue Pharma.
De acordo com o sistema de classificação da Lei de Substâncias Controladas, o OxyContin é um narcótico da Tabela II, o que o torna altamente viciante com algumas indicações médicas.
Infelizmente, como visto na série da Netflix, a família Sackler e a Purdue Pharma comercializaram em massa o produto como o opioide mais seguro disponível.
Além disso, eles mentiram sobre os riscos causados pelo medicamento, incentivando o ex-agente da FDA Curtis Wright a aprovar o medicamento. Desde os eventos no final de Império da Dor, muitas mudanças ocorreram na Purdue Pharma, enquanto outras coisas infelizmente permanecem iguais.
Apesar da crise dos opioides retratada na série, o OxyContin ainda está no mercado hoje. Ele contribui significativamente para o problema da crise contínua dos opioides.
Na verdade, em 2020, o CDC (centro de controle de doenças) relatou uma média de 43,3 prescrições de opioides para cada 100 americanos.
Alguns locais nos EUA alcançaram nove vezes essa quantidade de prescrições. Isso é muito menor do que nos anos anteriores, mas 3,6% dos condados ainda tinham prescrições suficientes para cada cidadão.
Embora essas estatísticas do CDC não sejam específicas apenas para o OxyContin, elas ajudam a pintar um quadro dos problemas que a Purdue Pharma e a família Sackler ajudaram a criar, conforme retratado na série.
Você já pode conferir todos os episódios de Império da Dor na Netflix.