Velozes e Furiosos 10 acaba de deixar os cinemas mundiais! O filme, nesse sentido, encerra suas exibições com uma bilheteria de mais de 700 milhões de dólares. À primeira vista, o valor impressiona, mas em uma análise mais aprofundada, dá a entender que a franquia de Vin Diesel já “deu o que tinha que dar”.
Lançado em maio de 2023, Velozes e Furiosos 10 é o filme mais recente da franquia. O longa também representa o primeiro capítulo do aguardado desfecho da saga.
“Em Velozes e Furiosos 5, Dom e sua turma acabam com o nefasto traficante brasileiro Hernan Reyes e destroem seu império em uma ponte no Rio de Janeiro. O que eles não sabiam era que o filho de Reyes, Dante, testemunhou tudo e passou os últimos 12 anos bolando um terrível plano de vingança”, diz a sinopse oficial do longa.
Mostramos abaixo por que a bilheteria de 700 mil dólares coloca a franquia Velozes e Furiosos em perigo; confira! (via ScreenRant)
Bilheteria de US$ 700 milhões é má notícia para Velozes e Furiosos
Após meses de exibições nos cinemas, Velozes e Furiosos 10 encerrou sua “corrida” com uma bilheteria de 704 milhões de dólares.
Apesar do faturamento não colocar o longa entre os mais lucrativos da franquia, a bilheteria confirma Velozes e Furiosos 10 como o quarto filme mais bem sucedido de 2023 – perdendo apenas para Super Mario Bros, Barbie e Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Sendo assim, por que o rendimento é uma má notícia para a saga de Dom Toretto? A resposta não poderia ser mais simples: a margem de lucros do longa é considerada muito pequena.
De acordo com a revista Variety, Velozes e Furiosos 10 custou 340 milhões de dólares para ser produzido. Nesse sentido, a bilheteria de 700 milhões apenas dobrou o investimento da Universal.
O filme trouxe lucros modestos para o estúdio, mas não conseguiu cumprir (ou superar) as expectativas da empresa, principalmente comparado às outras produções da franquia.
Mesmo assim, o faturamento de Velozes e Furiosos ultrapassa o de alguns dos filmes mais aguardados do ano, como Missão Impossível – Acerto de Contas: Parte 1, Indiana Jones e o Chamado do Destino, The Flash, e até mesmo Homem-Aranha Através do Aranhaverso.
Sob esse mesmo ponto de vista, podemos dizer que a franquia Velozes e Furiosos já não é tão popular como foi outrora. Em relação aos outros filmes da saga, o décimo longa perde para Velozes e Furiosos 6, 7, 8 e 9, além do spin-off Hobbs & Shaw.
Felizmente, a saga de Dom Toretto não deve terminar sem final. Afinal de contas, a Universal já confirmou a produção de Velozes e Furiosos 11. Ao que tudo indica, o filme servirá como o último capítulo para a franquia de Vin Diesel.
Velozes e Furiosos 10 está disponível para aluguel em plataformas como Amazon Prime Video, YouTube, Apple TV e Google Play.