Ofuscado

O verdadeiro perdedor de Barbenheimer é Tom Cruise

Missão Impossível 7 foi lançado em época não muito oportuna

Barbenheimer
Barbenheimer

Enquanto a competição amigável entre Barbie e Oppenheimer impulsionou ambos os filmes ao domínio comercial, isso teve consequências péssimas para Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um, estrelado por Tom Cruise.

Quando Barbie e Oppenheimer foram anunciados para serem lançados no mesmo dia, supôs-se que os dois filmes teriam que batalhar nas bilheterias. No entanto, o meme da improvável dupla, apelidada de Barbenheimer, provou ser uma situação vantajosa que acabou fortalecendo ambos os lançamentos.

Entretanto, Barbie e Oppenheimer não foram as únicas estreias do verão americano em batalha por domínio nas bilheterias.

Missão Impossível 7 também foi lançado recentemente. Esperava-se que a iteração na franquia tivesse um bom desempenho, apesar dos custos de produção inesperadamente altos, devido à lucratividade consistente da série na bilheteria e ao enorme sucesso de outra sequência recente de Tom Cruise, Top Gun: Maverick.

No entanto, o timing infeliz do lançamento de Missão: Impossível 7 e a perda de um ativo cinematográfico chave tornaram a batalha nas bilheterias uma tarefa difícil.

A bilheteria de Missão: Impossível 7 não é de forma alguma insignificante; o filme arrecadou mais de meio bilhão de dólares.

O orçamento de produção exorbitante de Acerto de Contas – Parte 1, contudo, significa que o filme ainda provavelmente terá prejuízo em sua exibição nos cinemas.

O orçamento do filme teria saído do controle devido a complicações associadas à filmagem durante a pandemia. Como tal, o filme precisa arrecadar pelo menos US$ 600 milhões nas bilheteiras globais para ter lucro.

Tom Cruise e Haley Atwell em cena de ação de Missão Impossível 7
Tom Cruise e Haley Atwell em cena de ação de Missão Impossível 7

Barbenheimer prejudicou Missão Impossível 7 de várias formas

Infelizmente para Missão: Impossível 7, o filme se viu rapidamente ofuscado por um dos maiores eventos cinematográficos do ano. Ele foi lançado apenas uma semana antes de Barbenheimer, resultando em um forte fim de semana de abertura para a série de ação, seguido por uma queda de 65% nas vendas de ingressos no segundo fim de semana, a pior da franquia.

É fácil criticar a escolha da data de lançamento da Paramount em retrospecto, mas Acerto de Contas já havia adiado sua data de lançamento várias vezes devido a atrasos na produção, tornando outra mudança difícil de justificar.

Além disso, a empolgação em torno de Barbenheimer não poderia ter sido prevista facilmente. O fenômeno da internet se materializou organicamente, permitindo que ambos os filmes superassem amplamente as expectativas.

Outro aspecto do sucesso de Missão: Impossível 7 afetado por Barbenheimer é o acesso do filme ao formato IMAX. Embora ele tenha iniciado sua exibição em várias telas IMAX, logo perdeu várias telas para Oppenheimer.

O acordo exclusivo do filme de Nolan para ser exibido em todas as telas IMAX nos EUA nas três primeiras semanas de lançamento impôs uma restrição dramática ao acesso de Missão: Impossível 7 às telas, resultando em uma disputa pela dominação do IMAX liderada pelo astro e produtor de Missão: Impossível, Tom Cruise.

Segundo relatos, Cruise tentou negociar mais telas para seu filme, enquanto a IMAX, por sua vez, tentou persuadir a Paramount a mudar a data de lançamento do filme para dar a ambos os filmes uma chance nas telas IMAX (via Variety).

No final, a resposta oficial da IMAX favoreceu Oppenheimer. O CEO da empresa explicou que “Nolan tem um lugar especial no coração da IMAX porque ele usa nossas câmeras e nos promove”.

A decisão parece ter se baseado no uso de câmeras IMAX reais por Oppenheimer, em oposição às câmeras Sony VENICE de Acerto de Contas: Parte Um, que só são certificadas para IMAX.

Embora Missão: Impossível 7 não tenha atingido o desempenho esperado, Cruise conseguiu seu desejo de manter os cinemas vivos.

Os espectadores compareceram em massa para ver Barbie e Oppenheimer na tela grande, com Barbie até mesmo ultrapassando US$ 1 bilhão em arrecadação.

Isso não apenas ajudará a manter milhares de cinemas físicos vivos, mas também demonstra aos estúdios que lançamentos cinematográficos ainda são uma prática altamente lucrativa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.