Como é de costume nas adaptações de livros para o cinema, a saga Harry Potter faz modificações importantes na obra de J.K. Rowling. A maior parte das mudanças é adotada para deixar a trama mais fluída e “entendível”. É por isso que a derrota de Voldemort é bem mais complexa (e inteligente) nos livros do que nos filmes.
A saga Harry Potter terá um reboot em breve! Pouco se sabe sobre a produção, além do fato de que a série será exibida pela plataforma HBO Max.
A polêmica J.K. Rowling atuará na produção-executiva, e ao que tudo indica, cada temporada abordará um dos livros da escritora.
Mostramos abaixo porque a derrota de Voldemort é bem mais inteligente nos livros de Harry Potter do que nos filmes da Warner; confira! (via ScreenRant)
Queda de Voldemort é muito diferente nos livros de Harry Potter
Tanto nos livros quanto nos filmes de Harry Potter, a batalha final entre o Lorde das Trevas e o Garoto que Sobreviveu define o destino do mundo bruxo.
Felizmente, o confronto termina com a morte de Voldemort, encerrando assim a influência do bruxo sobre o universo da magia.
No entanto, nos livros de J.R. Rowling, o impacto emocional da morte de Voldemort é ainda mais significativo. Afinal de contas, na saga literária, é o sacrifício de Harry que protege seus entes queridos do poder de Voldemort.
Esse detalhe importante, infelizmente, foi cortado dos filmes de Harry Potter. Nos livros, o protagonista chega a oferecer a Voldemort uma chance de se arrepender e de sentir remorso por suas ações.
Porém, devido à sua natureza maligna, o Lorde das Trevas não aproveita essa oportunidade, e logo em seguida, é derrotado pelo bruxo.
Abaixo, você pode conferir o excerto de Harry Potter e as Relíquias da Morte que confirma essa importante diferença.
“– Você não matará mais ninguém hoje à noite – disse Harry, enquanto se rodeavam e se encaravam nos olhos, verdes e vermelhos. – Você não será capaz de matar nenhum deles, nunca mais. Você não está entendendo? Eu estive disposto a morrer para impedir que você ferisse essas pessoas…
– Mas você não morreu!
– …mas tive intenção, e foi isso que fez a diferença. Fiz o que minha mãe fez. Protegi-os de você. Você não reparou que nenhum dos feitiços que lançou neles são duradouros? Você não pode torturá-los. Você não pode atingi-los. Você não aprende com os seus erros, Riddle, não é?”
Os filmes de Harry Potter, por outro lado, mudam completamente a morte de Voldemort, desconsiderando toda a temática e significado emocional por trás da queda do vilão.
Em síntese, nos livros de Harry Potter, é a própria ambição de Voldemort que leva à morte do vilão, e nos filmes, o protagonista assume um papel bem mais significativo em sua derrota.
Você já pode conferir todos os filmes de Harry Potter na plataforma HBO Max.