Emma Stone chocou mas também encantou os críticos do Festival de Veneza com suas cenas ousadas em Pobres Criaturas.
O filme, dirigido por Yorgos Lanthimos, foi aplaudido de pé durante oito minutos após sua exibição, mas ele dividiu opiniões. Enquanto alguns entusiastas gritavam “Gênio!” para o diretor, outros abandonaram a sessão por conta das cenas de nudez e sexo explícito com Stone.
De qualquer forma, Pobres Criaturas ganhou ótimas críticas e já coloca tanto o diretor quanto Emma Stone na corrida ao Oscar 2024.
Lanthimos promoveu o filme sozinho, já que Stone foi impedida de comparecer por conta da greve dos atores, e antes da première, o cineasta comentou as tão polêmicas cenas de sexo:
“Era muito importante para mim não fazer um filme que fosse puritano, porque isso seria trair completamente a personagem principal”, disse ele. “Tínhamos que ter confiança de que a Emma não teria vergonha do seu corpo, da nudez, de participar dessas cenas, e ela entendeu isso imediatamente.”
“A grande coisa sobre mim e a Emma é que fizemos quatro filmes juntos; há uma linguagem própria e podemos nos comunicar sem precisar explicar ou falar demais sobre as coisas”, explicou Lanthimos. “Assim que eu começava a falar sobre sexo, ela dizia: ‘sim’, claro, é a Bella. Faremos o que precisamos fazer”.
Sobre Pobres Criaturas
A trama acompanha Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e heterodoxo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Com fome do mundanismo que lhe falta, Bella foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado habilidoso e debochado, em uma aventura turbulenta pelos continentes. Livre dos preconceitos de seu tempo, Bella cresce firme em seu propósito de defender a igualdade e a libertação.
Ramy Youssef, Jerrod Carmichael e Christopher Abbott também estão no elenco do longa, escrito por Tony McNamara.
A direção ficou a cargo de Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas marca a reunião do cineasta com Emma Stone após A Favorita, que rendeu a Stone uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Pobres Criaturas será lançado nos EUA em 8 de setembro – não há previsão de estreia no Brasil.