Histórico

Artistas de efeitos visuais da Marvel votam a favor da sindicalização

Trabalhadores decidiram unanimemente se juntar a sindicato

Os Vingadores no MCU
Os Vingadores no MCU

Em uma ação histórica, os profissionais de efeitos visuais da Marvel Studios votaram unanimemente a favor da sindicalização com a Aliança Internacional de Trabalhadores dos Bastidores de Cinema (IATSE) em uma eleição realizada pelo Conselho Nacional de Vínculos Trabalhistas (NLRB), anunciou a empresa na quarta-feira.

Esta é a primeira vez que uma unidade composta exclusivamente por profissionais de efeitos visuais se sindicaliza com a IATSE.

Os trabalhadores da Marvel Studios inicialmente solicitaram a eleição em 7 de agosto, e os votos foram registrados e coletados entre 21 de agosto e 11 de setembro.

Durante a contagem em 12 de setembro, todos os votos foram a favor da sindicalização com a IATSE e nenhum contra, informa a Variety.

“Hoje, os profissionais de efeitos visuais da Marvel Studios falaram com uma voz unânime e coletiva, exigindo pagamento justo pelas horas trabalhadas, cuidados de saúde, um ambiente de trabalho seguro e sustentável e respeito pelo trabalho que realizam”, disse Mark Patch, organizador de efeitos visuais da IATSE, em um comunicado.

“Não poderia haver uma declaração mais forte destacando a necessidade avassaladora de continuarmos nosso trabalho e levar proteções e padrões sindicais a todos os profissionais de efeitos visuais da indústria. E não poderia haver um exemplo mais forte da coragem e solidariedade desses trabalhadores do que cada um deles declarando ‘sindicalização SIM!'”.

Jonathan Majors vive Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.
Jonathan Majors vive Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Trabalhadores de efeitos visuais tinham regime muito pesado de trabalho

A votação ocorre em um momento em que os filmes da Marvel, como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e outros blockbusters com efeitos especiais pesados, como Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, têm sido alvo de críticas devido à grande carga de trabalho e prazos apertados das equipes de efeitos visuais.

Isso acarretou resultados abaixo do esperado, levando a críticas acerca dos efeitos de diversos filmes recentes.

Agora, os trabalhadores da área podem lutar por direitos melhores.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.