Awareness – A Realidade é uma Ilusão é a nova ficção científica do Amazon Prime Video, estrelada pelos atores Pedro Alonso e María Pedraza, ambos de La Casa de Papel. O final certamente dá vários nós nas cabeças dos espectadores. Vamos destrinchar esse desfecho do filme.
“Um adolescente que vive com seu pai nos arredores, realizando pequenos golpes usando a habilidade de Ian para gerar ilusões visuais em suas vítimas sem que percebam. As coisas se complicam quando seus poderes saem de controle em público”, diz a sinopse de Awareness.
O filme lembra muito a estrutura de Matrix e adota algumas características do clássico com Keanu Reeves, incluindo diversas cenas de luta e tiroteio.
Além de Pedro Alonso e María Pedraza, o elenco conta com Carlos Scholz, Óscar Jaenada e Lela Loren.
Continue lendo para saber sobre o final de Awareness – A Realidade é uma Ilusão.
O final explicado de Awareness
Spoilers em diante
Awareness já conta com uma premissa bem maluca, mas os nós na cabeça do espectador efetivamente começam do meio para o fim do filme. Até então, tudo é consideravelmente simples.
Ian (Carlos Scholz) foge com Esther (María Pedraza) da organização para a qual Adriana (Lela Loren). Eles continuam a ser perseguidos pelo personagem de Oscar Jaenada, mas há algo estranho desde então: em momento algum ele parece querer matar Ian e até parece deixá-lo escapar quando o carro capota na fuga do Instituto.
Eis que descobrimos, pouco depois, que o vilão estava mancomunado com Esther e ele explica o lado dele nessa história, que na verdade ele é “bonzinho” e o Instituto é malvado.
Na realidade, porém, tanto ele, quanto o instituto estavam atrás de algo em comum: a fórmula para criar o soro que dá as habilidades especiais de Ian, algo que só pode ser replicado por meio da fórmula específica. Ela não pode ser extraída por meio do sangue, mas Ian é a chave para conseguir essa fórmula.
Como? Através da mãe dele.
Dessa forma, tudo nos leva à casa do personagem de Óscar Jaenada, onde a mãe do protagonista está em uma espécie de estado catatônico. Fica claro que a intenção do vilão era manipular o garoto para irem até ali. Para tal, ele revela ser pai de Ian (o que é verdade), mas de amor não tem nada pelo jovem.
Ao chegarem na casa, Ian entra nas memórias da mãe e ele vê a tal fórmula, construída em 3D pela mãe através de brinquedos de criança. Basicamente é um modelo 3D de uma fórmula química. O vilão tenta “pegar carona” nessas memórias, forçando-se dentro da mente dos dois e, no processo, a mãe de Ian morre.
Isso desperta a fúria de Ian, justamente quando as tropas do Instituto chegam no local. Ele processe para matar grande parte deles e, quando está prestes a finalizar Adriana e um grupo de soldados, chega o pai adotivo, vivido por Pedro Alonso. Entra o discurso de “pai é quem cria” e Ian acorda para a realidade: de pai o personagem de Jaenada só tem o título.
Infelizmente, o vilão atira no pai adotivo de Ian e o garoto entra na memória do personagem de Alonso para descobrir toda a verdade: ele resgatou o menino à pedido da mãe, tirando-o de uma vida de experimentos, para que pudesse ter uma vida normal. Essencialmente ele sacrificou tudo para dar uma chance ao menino.
Ian, então, se vira contra o seu pai biológico, que leva Esther como refém. Mas não demora muito para o protagonista encontrar os dois. Depois de uma luta intensa, (e muitos inocentes sendo usados como marionetes), vem a maior reviravolta do filme.
O protagonista descobre, após intervenção de Adriana, que Esther não existe. Ela é uma ilusão persistente criada pelo vilão a fim de manipular Ian. Tudo que “Esther” fez, na verdade foram ações de Ian.
O jovem atira no pai biológico, derrotando-o de uma vez por todas. Mas Esther não desaparece.
Esther é real?
Esther não é real, ela nunca existiu. Isso é fato. Além de Ian e do vilão ninguém mais interage com ela (a não ser para ter uns ossos quebrados, mas isso foi coisa do garoto).
Mas como ela continua aparecendo mesmo depois do vilão levar um tiro?
Há duas possíveis explicações: a primeira é que o personagem de Oscar Jaenada ainda está vivo e mantendo essa ilusão por algum motivo (talvez ela seja realmente permanente, visto que isso não é bem explicado pelo filme).
Outra possibilidade é que o próprio Ian criou uma ilusão para si mesmo assim que a Esther de Jaenada deixou de existir. Definitivamente não é nada saudável, já que é basicamente uma namorada imaginária, mas tendo em vista a sucessão de traumas pelos quais o jovem passou, ele até que termina bem.
Assim sendo, Ian basicamente termina sozinho, visto que não quer ser controlado pelo Instituto, mas é claro que eles vão continuar indo atrás dele. Já se o vilão ainda está vivo, descobriremos em uma possível continuação.
Awareness – A Realidade é uma Ilusão está disponível no Amazon Prime Video.