Prestes a estrear nos cinemas brasileiros, O Exorcista: O Devoto é o mais novo lançamento de uma das franquias mais icônicas da história do terror. Em meio à estreia, o público quer saber: o filme é um prólogo ou continuação da trama original? Para saber a verdade, é importante consultar a cronologia da saga.
O Exorcista: O Devoto vai começar uma nova trilogia e apresentará não uma, mas duas garotas demoníacas que ficam possuídas após serem salvas de um suposto sequestro.
O novo O Exorcista tem direção de David Gordon Green, o mesmo diretor de Halloween de 2018. No Brasil, o longa é recomendado para maiores de 18 anos.
Vai conferir O Exorcista: O Devoto nos cinemas brasileiros? Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a posição que o lançamento ocupa na cronologia da franquia; confira!
O Devoto se passa antes ou depois de O Exorcista?
Em primeiro lugar, O Exorcista é a adaptação cinematográfica do livro homônimo de William Peter Blatty. Dirigido por William Friedkin, o filme chegou aos cinemas em 1973, mudando para sempre a “cara” do terror.
Quatro anos depois, o filme ganhou sua primeira continuação. Lançado em 1977, O Exorcista: O Herege se tornou um fracasso de público e crítica.
O longa foi detonado por não fazer jus ao potencial da história, e por ser “muito pior” que o filme original. Por isso, a continuação seguinte de O Exorcista só foi lançada em 1990, mais de uma década depois.
O Exorcista 3 se passa 15 anos após os eventos de O Exorcista, ignorando completamente os eventos de O Herege. O longa é baseado no livro “Legião”, também escrito por William Peter Blatty.
A franquia ganhou também dois prólogos – Exorcista: O Início (lançado em 2004) e Domínio: Prequela do Exorcista (lançado em 2005).
Nesse sentido, qual é a posição de O Exorcista: O Devoto na cronologia da franquia? O novo filme se passa antes ou depois da trama original?
A resposta é muito simples: O Devoto é uma continuação direta de O Exorcista. O longa ignora os eventos de todas as produções subsequentes, mudando para sempre o cânone da franquia.
Com o lançamento de O Devoto, os eventos de O Exorcista 3 e dos dois prólogos deixam de ser considerados canônicos para a saga. A trama de O Herege, por sua vez, já havia sido desconsiderada.
A continuação de O Exorcista é ambientada nos dias atuais, 50 anos após o exorcismo da adolescente Regan MacNeil.
No longa, a lendária Ellen Burstyn retorna como Chris MacNeil, a mãe de Regan. A personagem serve como uma “ponte” entre o filme de 1973 e a produção de David Gordon Green.
O Exorcista: O Devoto estreia nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 12 de outubro.