O caso contra Alec Baldwin no set de filmagens de Rust voltará aos tribunais. Na terça-feira, a NBC News informou que os promotores do Novo México pretendem acusar Baldwin pelo crime de homicídio culposo, relacionado à morte acidental da cinegrafista Halyna Hutchins em 2021.
De acordo com a reportagem, as partes discutiram recentemente um acordo judicial para uma acusação de contravenção, mas isso foi retirado durante o último fim de semana.
O renovado interesse no caso é em parte porque os promotores aparentemente encontraram novas evidências relacionadas às condições de segurança no set de Rust, algo que foi relatado pela primeira vez em agosto deste ano. De acordo com descobertas anteriores dos promotores especiais Kari Morrissey e Jason Lewis, o revólver Colt .45 usado por Baldwin no set de Rust só dispararia se o gatilho tivesse sido acionado. Isso vai contra a alegação anterior de Baldwin e sua equipe legal, que argumentaram que a arma foi modificada antes do incidente.
A expectativa é que o caso seja apresentado a um grande júri em novembro e, se condenado, a acusação pode acarretar até dezoito meses de prisão.
“Acreditamos que, com base em nossa investigação extensa e detalhada, é apropriado que um grande júri no Novo México decida se o caso deve prosseguir”, disse Morrissey à NBC News em um comunicado.
“É lamentável que uma terrível tragédia tenha se transformado nessa acusação equivocada”, afirmaram os advogados de Baldwin, Luke Nikas e Alex Spiro, em um comunicado. “Responderemos a quaisquer acusações em juízo.”
O caso de Halyna Hutchins no set de Rust
Em 21 de outubro de 2021, um ensaio de uma cena de Rust terminou com a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. Alec Baldwin recebeu uma arma e fez o movimento de tiro em frente da cineasta e de Joel Souza, o diretor.
A cineasta foi atingida e não resistiu ao ferimento. Atualmente, Baldwin enfrenta uma acusação de homicídio culposo – ou seja, sem intenção de matar – assim como o armeiro do filme.
O ator Alec Baldwin garante que foi avisado de que a arma estava “fria” – ou seja, com munição falsa. Testemunhas também confirmam a versão do famoso, que seria protagonista e produtor de Rust.
Além do marido, Halyna Hutchins deixou o filho Aldous, de 9 anos.