A Netflix ganha uma nova animação nesta semana. A muito aguardada série Samurai de Olhos Azuis chega ao streaming – vamos ver do que se trata.
Ambientada no Japão do período Edo do século XVII, Samurai de Olhos Azuis segue Mizu (com voz de Maya Erskine), uma mestra da espada de ascendência mista que vive uma vida disfarçada em busca de vingança.
“É um conto do período Edo sobre vingança – Kill Bill misturado com Yentl”, disse a co-criadora Amber Noizumi.
A equipe de marido e mulher, Noizumi e Michael Green (Logan, Blade Runner 2049), co-criaram Blue Eye Samurai.
“Queremos que as pessoas mergulhem nisso e se deixem levar pela história e pelo nível de arte e esqueçam que estão assistindo animação”, disse Green. “Gostaríamos que isso se cruzasse com todos os interesses – que se você gosta de The Witcher, se gosta de animação, se gosta de Game of Thrones, se gosta de The Crown, se gosta de drama histórico, se gosta de Shakespeare Apaixonado, se gosta dos filmes do Tarantino, há algo em Blue Eye Samurai para você.”
No Japão do século XVII, quando as fronteiras estão fechadas para o mundo exterior, os cidadãos nunca veriam um rosto que não fosse japonês, exceto em casos raros de comércio ilegal. A heroína, Mizu (Erskine), sabe que havia apenas quatro homens brancos no Japão na época de seu nascimento e parte em busca de matar esses homens, um dos quais pode ser seu pai, que a fez uma “criatura da vergonha”. Mas a vingança não é uma opção para as mulheres, então Mizu deve forjar sua busca de vingança enquanto esconde seu gênero, bem como seus olhos azuis.
Mizu é acompanhada em sua jornada por Ringo (Masi Oka), um fabricante de soba muito entusiasmado que sonha com a grandeza; Taigen (Darren Barnet), um samurai pomposo cuja rivalidade leva a uma trégua instável; e a Princesa Akemi (Brenda Song), noiva de Taigen, cuja vida dourada parece um contraponto à de Mizu. Sua busca por vingança nos leva pelo Japão da era Edo em uma série provocativa que mergulha o espectador em uma animação adulta vívida com um toque de live-action.
O elenco de Samurai de Olhos Azuis
Junto com Erskine, Oka, Barnet e Song, o elenco de Blue Eye Samurai inclui George Takei (Seki), Cary-Hiroyuki Tagawa (The Swordmaker), Randall Park (Heiji Shindo), Kenneth Branagh (Abijah Fowler), Stephanie Hsu (Ise), Ming-Na Wen (Madame Kaji), Harry Shum Jr. (Takayoshi) e Mark Dacascos (Chiaki).
A representação foi a principal prioridade de Noizumi e Green ao selecionar seu elenco de dublagem para este projeto, desde os principais atores até os atores coadjuvantes que murmuravam em segundo plano nas cenas.
“Não estávamos procurando pessoas com muita experiência em dublagem. Acho que a maioria deles tinha, mas queríamos ter certeza de que todos eram realmente asiáticos. Não queríamos escalar ninguém que não fosse”, disse Noizumi.
A ideia para a série surgiu de Noizumi e Green, que surgiu após o nascimento de seu filho – que tem olhos azuis. Noizumi é meio japonesa e se encontrou pensando: “Por que estou tão empolgada que minha filha tem olhos azuis? Qual é a grande coisa nisso? E por que estou tão empolgada por ter um bebê que parece mais branco?”
Em suas primeiras conversas criativas que eventualmente se estenderiam por 15 anos, eles começaram a criar uma história sobre como “no período Edo, começando no Japão do século XVII, teria sido ilegal ser branco. Ninguém teria querido parecer branco assim”, disse ela. E em algum momento nesses primeiros diálogos, “dissemos algo como ‘Ela é como uma pequena samurai de olhos azuis'”, disse Green. “Anotei isso, sabendo que era um bom título.”
Ao lado de Noizumi e Green, Jane Wu (Mulan, Homem-Aranha: No Aranhaverso, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Game of Thrones) atuou como diretora e produtora supervisora, Erwin Stoff como produtor executivo e Blue Spirit como estúdio de animação.
Samurai de Olhos Azuis chega em 3 de novembro a Netflix.