Pokémon é uma das franquias mais bem-sucedidas da História e o anime continua lançando novos episódios até hoje, com algumas reviravoltas – como a troca de protagonista – pelo caminho. O que nem todos sabem, mesmo depois desse tempo todo, é que os nomes de alguns personagens têm conexões com a vida real.
Embora não seja uma regra absoluta, em geral, os personagens de Pokémon tendem a ter nomes que se encaixam tematicamente com o personagem.
O sobrenome de Ash é Ketchum, um trocadilho baseado no slogan da série “Gotta Catch ‘em All” (temos de pegar todos eles), bem como uma referência ao fato de que seu objetivo é capturar todos os Pokémon.
Muitos treinadores de Pokémon proeminentes da série têm nomes relacionados ao tipo de Pokémon em que se especializam: Roxanne é uma líder de ginásio do tipo pedra (por causa de rock, pedra em inglês), Skyla é uma líder de ginásio do tipo voador (por causa de “sky”, céu em inglês).
Tanto o nome em inglês de Misty quanto seu nome original em japonês Kasumi, da palavra japonesa para “névoa”, são adequados para a treinadora do tipo Água mais famosa da série.
No entanto, a outra regra importante da série para nomear os personagens é dar a eles nomes baseados em pessoas da vida real. Jessie e James são os exemplos mais óbvios disso.
Nomes em Pokémon inspirados em pessoas reais
Na versão em inglês de Pokémon, Jessie e James receberam o nome do famoso fora da lei do Velho Oeste americano Jesse James (1847-1882).
Seus rivais da Equipe Rocket, Butch e Cassidy, seguem um tema semelhante, recebendo o nome de Butch Cassidy (1866-1908), outro famoso fora da lei amplamente retratado na cultura pop americana.
No original japonês, Jessie se chama Musashi e James se chama Kojiro, referindo-se aos famosos samurais Miyamoto Musashi (1584-1645) e Sasaki Kojiro (1575-1612), que lutaram em um duelo que levou à morte de Kojiro na pequena ilha hoje conhecida como Ganryujima.
Adaptar seus nomes para se referir a um famoso pistoleiro do Velho Oeste é uma escolha inteligente, já que os bandidos do Oeste ocupam praticamente o mesmo nicho na cultura americana que os samurais ocupam na japonesa.
Além de Jessie e James terem um nome inspirado no Velho Oeste, vários outros nomes de personagens principais são referências a pessoas reais. Enquanto o nome de Ash em inglês é um trocadilho, em japonês, seu nome é Satoshi, uma referência ao criador da franquia Pokémon e CEO da Game Freak, Satoshi Tajiri.
Da mesma forma, o nome japonês do rival de Ash, Gary, é Shigeru, em homenagem ao lendário designer e executivo de jogos da Nintendo, Shigeru Miyamoto, que foi o mentor de Tajiri no início de sua carreira e ajudou no design dos primeiros jogos Pokémon.