O Assassino (The Killer) chegou à Netflix. O novo filme de David Fincher, estrelado por Michael Fassbender, é inspirado em um clássico do cinema francês. Vamos ver como.
O filme, baseado nas graphic novels de Alexis Nolent (pseudônimo: Matz) e Luc Jacamon, é estrelado por Michael Fassbender e é o primeiro longa-metragem de Fincher desde Mank, de 2020, também da Netflix, que recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, e ganhou dois prêmios.
Fassbender interpreta um assassino que enfrenta seus empregadores em uma perseguição internacional, insistindo que nada disso é pessoal.
Charles Parnell, Arliss Howard, Sophie Charlotte e Tilda Swinton também estão no elenco.
Andrew Kevin Walker adaptou a graphic novel, que foi lançada em francês pela Casterman e foi publicada nos EUA pela Archaia Studios Press em 10 volumes de 2006 a 2009.
Veja abaixo como O Samurai influenciou O Assassino.
O filme que inspirou O Assassino
Espiões, ladrões e assassinos, seja qual for o criminoso, o lendário Jean Pierre-Melville da Nouvelle Vague Francesa provavelmente é o responsável por transformar em um gênero próprio.
É por isso que o lançamento da Netflix de David Fincher, O Assassino, não existiria sem O Samurai de Melville em 1967.
Um dos aspectos que permitiu O Samurai perdurar é o fato de que, apesar de sua resistência às normas narrativas clássicas, é completamente focado no personagem, mesmo que esse personagem mal fale.
Em uma entrevista no tapete vermelho para o Letterboxd, Fincher discutiu a importância de assistir a filmes para entender a linguagem de como o cinema funciona, especificamente no que diz respeito aos cortes entre diferentes tipos de planos.
Ele especificamente fez referência a O Samurai como o filme que “obviamente” influenciou O Assassino, mas a verdade é que a influência do longa-metragem no trabalho de Fincher vai muito além.
Enquanto Fincher menciona uma série de outros filmes de assassinos que viu na infância como influências, o DNA de O Samurai e as técnicas cinematográficas que ele introduziu estão por toda parte nos trabalhos anteriores do diretor.
O Assassino está disponível na Netflix.