“Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão”. Essa fala de Batman: O Cavaleiro das Trevas facilmente descreve a jornada de diversos personagens na TV.
Especialmente desde Família Soprano e The Wire, é bastante raro ver algum protagonista que seja puramente bom. Eles costumam se enquadrar nas áreas mais cinzentas da ética e moral, quando não fazem coisas realmente más.
Seja começando como anti-herói, ou mocinho de verdade, certos personagens acabam seguindo por caminhos gradativamente mais sombrios, que os transformam em vilões.
Abaixo, selecionamos alguns desses personagens que seguiram por caminhos trevosos.
Daenerys Targaryen – Game of Thrones
Daenerys é uma das personagens principais de Game of Thrones desde a primeira temporada da série e sempre foi retratada de forma que o público ficasse do lado de suas decisões. De muitas maneiras, Daenerys representa um ideal ético, com o público apoiando-a à medida que ela supera rebeliões e ascende ao poder.
No entanto, as coisas começam a mudar quando ela chega em Westeros, levando a mortes de ex-aliados e à destruição de Porto Real. Embora a série tenha deixado a desejar nessa transição, é inegável que, no fim, ela se tornou uma vilã.
Willow – Buffy, a Caça-Vampiros
Willow passa por uma transformação dramática ao longo de Buffy, a Caça Vampiros.
O uso excessivo da magia por Willow é usado ao longo da 5ª temporada como uma metáfora para o vício. Apesar de aprender a lidar com isso, Willow tem uma recaída violenta depois que sua namorada Tara é morta. Em seguida, Willow entra em uma onda de assassinatos e se torna a grande vilã da 6ª temporada.
Chuck – Supernatural
Na quarta temporada da série, Chuck Shurley (Rob Benedict) é apresentado como um dos profetas de Deus e acaba se tornando o principal antagonista da série. Inicialmente, Chuck foi retratado como um personagem gentil e benevolente. No entanto, mais tarde é revelado que ele é, na verdade, Deus, disfarçado de humano para permitir o livre arbítrio entre a humanidade e os anjos.
Essa revelação foi feita na 11ª temporada e não fazia parte do plano original do personagem. Na 14ª temporada, a natureza vilanesca de Chuck foi revelada ainda mais quando se descobriu que ele estava manipulando as vidas de Sam e Dean e de seus aliados para seu próprio entretenimento e diversão.
Will Graham – Hannibal
A exposição constante às atrocidades cometidas por assassinos em série afeta a saúde mental de Will Graham, fazendo com que ele hesite em voltar ao trabalho. No entanto, tudo isso muda quando ele comete seu primeiro assassinato, matando um homem chamado Hobbs (Vladimir Jon Cubrt). A experiência de tirar uma vida, inicialmente aterrorizante, acaba fazendo com que ele se sinta poderoso, sinalizando sua descida à escuridão.
Ao longo da série, Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e astuto, permite que a condição de Will se deteriore ainda mais, manipulando-o para que cometa mais assassinatos. Por meio de sua manipulação magistral, Will acaba sendo conduzido por um caminho muito sombrio, repleto de perigo e destruição.
Rick Grimes – The Walking Dead
Rick Grimes evoluiu dramaticamente ao longo de The Walking Dead. De início, Rick era um herói, esforçando-se para proteger aqueles que lhe eram mais queridos.
No entanto, o mundo brutal e cruel ao seu redor logo cobra seu preço de Rick, principalmente depois de perder vários amigos e familiares. A morte do filho de Rick, Carl, parece ter sido a gota d’água para Rick, que logo se tornou tão cruel quanto aqueles contra os quais pretendia se unir.
Ele, eventualmente, volta a ser quem era – em certos aspectos – mas ele teve alguns períodos que o enquadrariam como um verdadeiro vilão.
Jax Teller – Sons Of Anarchy
Jackson “Jax” Teller foi o protagonista de Sons of Anarchy. Jax sempre entrou em conflito com seu desejo de manter o clube e, ao mesmo tempo, reduzir seus elementos criminosos. Jax também se esforçou para se tornar um homem de família respeitado.
Entretanto, à medida que a série prosseguia, Jax se deparou com situações violentas que o forçaram a se tornar cada vez mais cruel. Isso culminou na 6ª temporada de Sons of Anarchy, quando Jax matou seu padrasto. Na 7ª temporada, Jax era um vilão completo, vingando-se violentamente daqueles que ele acreditava terem matado Tara. Consequentemente, Jax é um excelente exemplo de um herói da televisão que acabou se tornando um vilão.