A Cinco Passos de Você está fazendo o maior sucesso na Netflix, rapidamente ascendendo ao top 10 da plataforma nas últimas 24h. O que nem todos podem saber é que a trama é inspirada em história real.
Stella (Haley Lu Richardson) e Will (Cole Sprouse), os amantes atormentados de A Cinco Passos de Você, não podem ficar a menos de seis pés um do outro.
Tanto Stella quanto Will têm fibrose cística, uma doença geneticamente herdada que afeta especialmente os pulmões e impacta a capacidade de respirar de uma pessoa ao longo do tempo. A fibrose cística causa um acúmulo excessivo de muco nos órgãos do corpo, frequentemente resultando em morte.
Ao se aproximarem, Stella e Will correm o risco de infectar um ao outro com bactérias possivelmente fatais. Para dois adolescentes apaixonados, essas restrições representam um verdadeiro dilema.
Embora A Cinco Passos de Você não seja exatamente baseado em uma história real, o filme foi inspirado nas experiências daqueles que têm essa doença, que afeta 70.000 em todo o mundo.
Na verdade, A Cinco Passos de Você não poderia ter sido feito sem o apoio de Claire Wineland, uma jovem extraordinária e paciente de fibrose cística conhecida por seus vídeos sinceros sobre a vida com a doença. O filme é dedicado a Wineland.
Vamos conhecer a história dela, abaixo.
A história de Claire Wineland
Assim como a personagem Stella, que está sempre com sua câmera em mãos, Wineland documentou sua experiência com a fibrose cística em uma série de vídeos cativantes e honestos no YouTube.
Aos 14 anos, Wineland começou a transmitir vídeos sob a página do Facebook “The Clairity Project”. Ela queria falar francamente sobre viver com uma doença terminal, especialmente porque não via essa discussão acontecendo em outro lugar.
“À medida que cresci com a fibrose cística, comecei a perceber que a maneira como as pessoas doentes são realmente representadas e discutidas na sociedade… é degradante. As pessoas não as veem como seres completos e complexos com uma ampla gama de emoções, experiência de vida e coisas válidas para compartilhar com o mundo”, disse Wineland a Jeff Ayers no blog Death Wish Coffee em abril de 2018.
Os vídeos, explicou ela, foram uma resposta ao vácuo de conversas reais sobre doenças. “Eu pensei, ‘Ei, talvez esse seja um bom lugar para eu tentar humanizar as pessoas doentes e torná-las mais tridimensionais, e falar sobre as coisas que normalmente não são faladas”, disse Wineland.
Em seus vídeos, Wineland abordava a morte com um sorriso. Ela explicava a mecânica dos tubos de oxigênio. Ela dava dicas para falar com uma pessoa doente.
Quando tinha 17 anos, devido a conflitos com o Clairity Project, Wineland partiu sozinha e começou seu próprio canal no YouTube. Com mais de 300.000 inscritos, Wineland se tornou uma figura pública no mundo do YouTube, bem como na comunidade de fibrose cística.
Além de ser uma figura pública da fibrose cística, Wineland também era filantropa. Wineland e sua família fundaram a Claire’s Place Foundation, um grupo de defesa que oferece apoio financeiro e emocional a crianças e jovens adultos com fibrose cística, depois que ela sobreviveu à experiência angustiante de falência pulmonar aos 13 anos.
Wineland foi uma parte essencial da produção de A Cinco Passos de Você. Wineland conheceu o diretor do filme, o astro de Jane the Virgin, Justin Baldoni, enquanto colaboravam em uma série de TV chamada My Last Days. O problema central do filme surgiu de uma conversa entre Baldoni e Wineland sobre namorar com fibrose cística.
“Eu perguntei a ela, ‘Tudo bem, me dê o papo interno, o que acontece nesses hospitais? O que acontece quando você tem 16 anos e tem fibrose cística? Você já namorou alguém com fibrose cística?'” Baldoni disse à Bustle. “E foi ela quem me disse que isso é tão ruim e mal visto e perigoso, porque há algo chamado infecção cruzada, e é por isso que pessoas com fibrose cística não podem ficar mais próximas do que seis pés porque podem contaminar um ao outro com suas bactérias únicas.” Daí o problema de Stella e Will.
Para garantir que A Cinco Passos de Você retratasse com precisão a experiência da fibrose cística, Wineland foi contratada como consultora. De acordo com uma postagem no Instagram da Claire’s Place Foundation, Claire trabalhou com Richardson e Sprouse para aperfeiçoar suas tosses e ajudou a decorar o quarto de hospital de Stella. Claire e Stella tinham pôsteres de chakras semelhantes pendurados em seus quartos. Wineland também usou seu conhecimento íntimo da doença para criar storyboards e discutir ideias com Baldoni e os roteiristas do filme, Tobias Iaconis e Mikki Daughtry.
Tragicamente, Wineland não viu o projeto do qual foi uma parte tão essencial. Wineland morreu em setembro de 2018, aos 21 anos, após complicações de um transplante de pulmão duplo.
Wineland teve um derrame maciço após a cirurgia. “Ela [Claire] não sentiu dor alguma e a equipe médica disse que foi a passagem mais tranquila que já testemunharam”, confirmou a fundação de Claire, Claire’s Place, via Facebook.
Após sua morte, Baldoni postou uma dedicação emocionada a Wineland no Instagram. “Qualquer coisa era possível para Claire, ela não apenas falava sobre isso… ela vivia isso. Ela era uma professora em todos os sentidos da palavra e posso imaginar que a razão pela qual ela superou as expectativas dos médicos a cada ano de sua vida foi porque ela tinha tanto a ensinar”, escreveu Baldoni.
A Cinco Passos de Você está disponível na Netflix.