Um novo filme de terror e suspense chegou aos cinemas. O Jogo da Morte conta com uma premissa perturbadora, que infelizmente é baseada na vida real.
“Um jogo cruel está sendo usado por muitos adolescentes. Em meio ao caos, uma jovem tenta descobrir o que realmente aconteceu com a sua irmã, sem perceber os riscos de ser ela mesma uma vítima do Jogo da Morte”, diz a sinopse oficial.
Anna Zaytseva dirigiu o filme, além de ter escrito o roteiro junto de Evgeniya Bogomyakova e Olga Klemesheva.
O longa-metragem se inspirou no desafio Baleia Azul, um perturbador “jogo” que surgiu em 2016 e supostamente levou à morte de diversas crianças. Veja, abaixo, do que se trata essa tendência perturbadora.
O que é o desafio Baleia Azul
O desafio Baleia Azul é um jogo de mídia social que incentiva crianças, adolescentes e outros usuários a realizar tarefas específicas, ao longo de 50 dias, que são atribuídas a eles por um “administrador de grupo” anônimo.
As tarefas aumentam ao longo dos 50 dias e, no no último dia do desafio, a única maneira de “vencer” é morrer por suicídio.
Muitas das tarefas incluem atos de automutilação, como pedir aos jogadores que se cortem no formato de uma baleia.
Perversamente voltado para crianças de 10 a 14 anos, os jogadores devem enviar uma foto para o “administrador do grupo” para provar que concluíram cada tarefa específica.
Os administradores do grupo são geralmente adultos e adolescentes mais velhos.
Baleia Azul atraiu cobertura jornalística pela primeira vez em maio de 2016 em um artigo do jornal russo Novaya Gazeta que vinculava muitos suicídios infantis não relacionados à participação no grupo “F57” na rede social russa VK.
Uma onda de pânico varreu a Rússia. No entanto, o artigo foi posteriormente criticado por tentar estabelecer um vínculo causal onde não existia, e nenhum dos suicídios foi considerado resultado das atividades do grupo.
Alegações de suicídios relacionados ao jogo foram relatadas em todo o mundo, mas nenhuma foi confirmada.
O Jogo da Morte está em exibição nos cinemas.