Um dos elementos mais icônicos de Dragon Ball Z é a Sala do Tempo. Esse local dilata o tempo, de tal forma que ele se passa mais devagar lá dentro, quando comparado ao exterior. Isso seria possível de criar na vida real? Surpreendentemente sim.
Os arcos de treinamento são há muito tempo um elemento básico do anime e do mangá. Como costuma acontecer com as séries shonen, o universo de Dragon Ball é alimentado pela introdução de novas ameaças perigosas e, em seguida, os heróis se esforçam para enfrentá-las.
Dragon Ball Z leva essa noção a níveis surpreendentemente inventivos por meio da introdução da Sala do Tempo, um reino místico onde o tempo passa incrivelmente devagar.
Isso permite que saiyajins como Vegeta e Goku tenham a oportunidade de treinar por um ano inteiro, enquanto no mundo real passa apenas um dia.
Conceito existe, mas não pode ser construído ainda
De acordo com especialistas em física, de fato poderia existir algo assim. Isso se deve a um fenômeno da vida real conhecido como dilatação do tempo.
Embora talvez você não esteja familiarizado com o termo, ele é parte fundamental de histórias famosas de ficção científica, como Planeta dos Macacos e O Jogo do Exterminador, que o utilizam para que ocorram grandes saltos temporais no universo enquanto os personagens centrais mantêm praticamente a mesma idade.
O conceito básico da dilatação do tempo é que o usuário da tecnologia geralmente está em um espaço onde a mudança na gravidade ou na velocidade tem um efeito sobre o fluxo do tempo. Embora isso não o impeça de envelhecer, ele acelera o tempo fora de seu ambiente fechado, permitindo uma forma de viagem no tempo na vida real.
Com isso em mente, a Sala do Tempo de Dragon Ball Z é basicamente a mesma ideia, mas ao contrário. A maioria provavelmente concordaria que o motivo pelo qual a câmara especial funciona é devido a algumas das muitas propriedades místicas da série. Mesmo assim, foi apontado que as regras também poderiam se comportar de forma diferente em um aspecto científico dentro da câmara.
Kyle Hill, da Nerdist, sugeriu que o fluxo gravitacional na câmara do tempo ou a velocidade poderiam ser aumentados ou diminuídos em relação à forma como o tempo flui na Terra para criar esse efeito. Embora não tenhamos a tecnologia para criar a dilatação do tempo nessa escala, cientificamente falando, talvez um dia isso seja possível.