Cada dia que se passa, novos animes são lançados, cativando audiências variadas. Uma joia que pode não ser tão conhecida hoje em dia é o clássico anime gótico Ergo Proxy.
Conforme o estilo da moda gótica se espalhava pela década de 2000, cada vez mais animes usavam a tendência de moda para se destacar da multidão. Enquanto algumas dessas séries acabaram apenas usando a tendência como estética, animes como Ergo Proxy usaram o visual gótico para aprimorar seus temas e mergulhar profundamente em questões de identidade.
Um dos melhores animes pós-apocalípticos, Ergo Proxy inicialmente se passa na cidade domada de Romdeau após um colapso ambiental em todo o planeta. A série segue uma jovem chamada Re-l Mayer, que está investigando uma série de assassinatos cometidos pelo servo robótico da cidade, AutoReivs, que foram infectados por um vírus.
De lá, uma grande conspiração se desenrola, onde Re-l se une a um homem aparentemente comum chamado Vincent e uma jovem AutoReiv chamada Pino enquanto procuram descobrir a verdade por trás de seu mundo destruído e dos misteriosos seres conhecidos como Proxys. A série apresenta muitas reviravoltas que frequentemente deixam os personagens e a audiência com mais perguntas do que respostas.
Embora muitos espectadores sejam atraídos pelo design marcante da heroína da série, Re-l, onde Ergo Proxy acerta na vibe gótica é com sua atmosfera. O estilo de animação marcante proporciona uma sensação de tristeza que paira sobre a série, mesmo em momentos que deveriam ser mais leves.
A paleta de cores é sóbria e a trilha sonora muitas vezes é silenciosa, dando aos espectadores tempo para refletir sobre as várias situações apresentadas e apenas absorvê-las. Todos esses elementos se combinam para criar uma série com uma atmosfera sombria que captura perfeitamente o tom sombrio da série.
Ergo Proxy é um dos melhores animes cyberpunks
O principal roteirista de Ergo Proxy, Dai Satō, é conhecido por seu trabalho em uma variedade de animes de alto perfil, como Cowboy Bebop, Wolf’s Rain e até mesmo na série mais recente de Pokémon, Horizons.
Mais do que apenas uma estética, a atitude sombria de Ergo Proxy é apoiada por temas existenciais. Como sugere o nome de Re-l, a natureza da realidade e da identidade são constantemente questionadas em Ergo Proxy.
Dadas essas fortes temáticas sobre realidade e humanidade, não é de admirar que Ergo Proxy também esteja entre os melhores animes cyberpunk de todos os tempos.
Qualquer fã de anime gótico ou de ficção científica deve dar uma chance a Ergo Proxy.