Doenças aterrorizantes em filmes e séries que existem na vida real

Histórias sobre doenças ganham destaque no cinema e televisão após a pandemia de COVID-19.

The Last of Us A série The Last of Us, 2023, apresenta um fungo letal baseado no Cordyceps, uma doença que afeta insetos. Embora não seja contagioso para os seres humanos, especialistas recomendam estar alerta para o inesperado em um cenário em constante evolução.

Fim dos Tempos Embora criticado, Fim dos Tempos, 2008, de M. Night Shyamalan, aborda a ideia de um toxina no ar que leva ao suicídio em massa. Assustador! A doença retratada no longa é similar a comportamentos observados em animais influenciados por parasitas reais, como o nematomorpha.

ASSINE O STREAMING PELO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AOS MELHORES FILMES E SÉRIES DO MOMENTO!

DISNEY+

Cabana do Inferno O filme Cabana do Inferno, 2002, dirigido por Eli Roth, aborda uma doença carnívora altamente infecciosa, inspirada na experiência pessoal do diretor com infecções de pele. A fasceíte necrosante, uma infecção rara, porém agressiva, é o paralelo na vida real.

Ensaio Sobre a Cegueira Baseado na obra homônima de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, 2008, dirigido por Fernando Meirelles. Uma epidemia de cegueira desencadeia o colapso social. Com Julianne Moore e Gael García Bernal, o filme explora os desafios morais e sociais diante do caos. Saramago elogiou a adaptação, destacando sua fidelidade à narrativa original.

Ilha Dos Cachorros De 2018, Ilha dos Cachorros é uma animação de Wes Anderson que se passa em Megasaki, onde uma epidemia de gripe canina leva o prefeito a expulsar todos os cães para uma ilha de lixo. A trama segue Atari, um garoto em busca de seu cachorro, enquanto enfrenta conspirações e desafios na ilha. O longa acaba levantando o questionamento: será que a doença está com os cães ou os humanos?

Clique no botão abaixo para ler a matéria completa no site.

LEIA MAIS