Sinistro

Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar: Explicamos o final da série e a conexão entre os episódios

Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar faz o maior sucesso na Netflix

Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar
Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar

Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar tem feito o maior sucesso na Netflix. Vamos mergulhar no desfecho dessa antologia e ver como os episódios se conectam entre si.

O que inicialmente parece ser uma cadeia de histórias desconexas acaba se tornando uma odisseia com um destino específico e muitas vezes perturbador.

“Uma série de ficção científica sobre fenômenos estranhos que podem explicar a origem do mundo. E também as ameaças que o aguardam”, diz a sinopse.

Ao contrário de outras antologias, não há um personagem específico que guie o público para dentro e para fora das sub-histórias e esclareça sua experiência.

Pelo contrário, cada conto começa sem nenhum tipo de introdução formal – além de uma sequência de abertura surreal -, permitindo que a série acesse aquela sensação de cochilar e entrar em um sonho.

Tudo parece relativamente normal, até que surge um indício de algo incomum.

Continue lendo para saber o que acontece no final da série da Netflix.

Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar
Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar

Explicamos o final de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar

O episódio final de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar, de Joko Anwar, é o mais sangrento de todos e, de certa forma, o mais divertido de toda a temporada. As revelações chocantes feitas durante o final conectam todas as pontas soltas dos episódios anteriores e finalmente fornecem a resposta que tanto esperávamos.

O final do episódio 6 revelou que Dewi (do episódio 5) vinha recrutando membros para uma força-tarefa especial chamada Anticorpos. Seu objetivo era salvar a humanidade de seus inimigos jurados, pertencentes a um reino mítico no interior da Terra, frequentemente chamado de Agartha.

O nome Agartha foi usado pela primeira vez no episódio 3, quando Rania usou seus poderes para controlar o corpo do captor de sua irmã, Adrian Rajasa. Nesse breve momento, Rania viu um vislumbre do reino subterrâneo, mas não conseguiu compreender exatamente o que era. Mas, antes de nos adiantarmos, vamos começar do princípio.

De acordo com a linha do tempo do show, o quarto episódio, que se passa em 1985, marcou o início dos acontecimentos quando um pescador, Wahyu, recebeu conhecimento divino de um anjo.

Durante a troca, Wahyu também viu um vislumbre de Agartha, o que implicava que ele sabia tudo sobre o reino e os monstros que viviam lá. É possível que Wahyu, através de seus poderes, descobriu sobre a ameaça iminente e decidiu criar uma equipe para combater essas criaturas.

A segunda pessoa na equipe foi Dewi, a mulher que perdeu seu marido, Bandi, para a criatura e mais tarde decidiu se vingar. O quinto episódio não revelou explicitamente os poderes de Dewi, mas sugeriu que ela poderia controlar mentes, assim como os agarthianos. Mais tarde, Dewi recrutou Ali no final do episódio 6, que tinha o poder de hipnotizar pessoas apenas tocando em seus ombros. Em resumo, ele também tinha poderes psíquicos. Agora, o trio pode ter procurado outros indivíduos e finalmente encontrou Panji Suwono do episódio 1, que foi o primeiro a testemunhar o culto de Agartha operando nas masmorras de um asilo de idosos de elite.

Panji também viu um demônio agarthiano na masmorra e incendiou todo o prédio enquanto tentava salvar sua mãe. Então, neste ponto, os Anticorpos sabiam tudo sobre o culto operando na superfície e como essas criaturas estavam manipulando humanos para tomar conta da Terra.

A equipe mais tarde encontrou novos super-humanos na linha do tempo de 2024, nomeadamente Rania (do episódio 3) e Laxmi (que foi introduzida no episódio 7). No final do episódio 7, eles também trouxeram um novo membro chamado Valdya Anjani, que provavelmente tinha alguns superpoderes associados aos seus olhos. Ela se juntou à equipe, e seus superpoderes serão explorados na próxima temporada, onde esses super-humanos farão o possível para impedir a ascensão dos agarthianos e forçá-los a retornar ao seu buraco infernal na Terra oca.

Além disso, a história de Syafin (do episódio 2), de acordo com a linha do tempo do show, ocorre após os eventos do último episódio.

O final do episódio sugeriu que Syafin também poderia ser um agarthiano. Mas, pelo que parece, ele não parecia compartilhar as intenções malignas de seus irmãos e irmãs. É possível que Syafin possa ajudar os heróis da Terra a impedir a invasão agarthiana e facilitar a paz entre os dois reinos. Esperamos que a segunda temporada lance mais luz sobre o arco de Syafin.

O final de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar revelou o verdadeiro motivo dessas criaturas, que queriam estabelecer seu reinado na Terra e governar a humanidade.

O terceiro episódio mostrou que essas criaturas gostam de sequestrar seres humanos inocentes e trancá-los em suas masmorras mágicas para torná-los prisioneiros por toda a vida. No folclore, as criaturas de Agartha criaram uma rede de túneis através dos quais poderiam viajar para qualquer canto do mundo e espionar as pessoas da superfície, para que um dia pudessem recuperar o que era legitimamente deles.

No show de Joko Anwar, é revelado que essas criaturas têm poderes especiais de controle mental, através dos quais poderiam aprisionar uma pessoa em sua própria consciência e transformá-la em uma entidade sem vida, para que não se revoltassem contra seus inimigos. Algo semelhante aconteceu no episódio 1, onde uma mulher chamada Sussurradora sussurrou no ouvido de uma pessoa para convencê-la a se render aos seus desejos. Essas criaturas usavam um efeito de ondulação vocal para colocar uma pessoa em modo de transe, onde ela começava a alucinar sobre seu sonho mais desejado e perdia o contato com a realidade. Foi o que aconteceu com o marido de Dewi, Bandi, no episódio 5, onde ele foi aprisionado em um cinema fictício e se recusou a voltar à realidade.

Acredito que Dewi e Ali também tenham os mesmos poderes; no entanto, funcionam de maneira diferente para eles. E até mesmo os demônios gêmeos que vimos no episódio 1 pareciam pertencer a Agartha, que foram trazidos à superfície para dar aos humanos gananciosos um gostinho da magia maligna de Agartha, para que essas criaturas pudessem transformá-los em seguidores fiéis.

As criaturas de Agartha consideravam os humanos uma espécie inferior e, portanto, se alimentavam deles. Elas também formaram um culto cujo símbolo era um triângulo invertido, que vimos em várias ficções ocultistas. O último episódio revelou três de seus líderes proeminentes, Sofia, Adrian e Mikail, que provavelmente eram os que estavam dirigindo um culto e atraindo humanos para suas masmorras através do P.O. Box 888. Mas acredito que os servos presentes na sala não eram de Agartha e eram humanos normais que já haviam aceitado esses agarthianos como seus mestres.

Esses servos poderiam ter sido prometidos um lugar especial na Terra caso essas criaturas assumissem o controle da superfície. Agora, o show de Joko Anwar não tentou associar essas criaturas com Satanás, mas o quarto episódio estabeleceu a presença de deuses e anjos, o que significa que também poderíamos ver o Diabo na próxima temporada, que poderia estar ajudando essas criaturas a expandir seu reino e tomar a Terra.

Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.