A série Game of Thrones ficou famosa por seu conteúdo sexual explícito. Com o anúncio de sua derivada, A Casa do Dragão, que apresentaria cenas de sexo diferentes das de sua antecessora, o público já esperava cenas intensas. Olivia Cooke, em entrevista à Elle, comentou que sabia no que estava se envolvendo ao aceitar o papel no seriado.
A segunda temporada começou com tudo. No primeiro episódio, A Son for a Son, houve várias cenas explícitas com Alicent Hightower (Cooke). Segundo a atriz, uma dessas cenas, descrita por ela como animalesca, foi cortada.
“Foi uma bagunça total. Não era bonita, e isso foi muito divertido de fazer”, disse Cooke. Apesar de ela estar disposta a realizar a cena, o showrunner Ryan Condal decidiu cortá-la. “Acho que Ryan disse que não estávamos aprendendo mais sobre os personagens, o que eu discordo um pouco”, explicou a atriz. “Mas tudo bem. É o show dele.”
A equipe de A Casa do Dragão inclui Vanessa Coffey como coordenadora de intimidade, uma profissão que está mudando a forma como Hollywood filma cenas de sexo. Independentemente de a cena ser animalística ou mais romântica, todos os envolvidos merecem sentir-se seguros. Até agora, Cooke está satisfeita com sua experiência ao filmar essas cenas. “Achei que haveria muito mais, e estou aliviada que, quando tem sido usado para mim, está mostrando Alicent sendo prazerosa, o que é incrível e não parece gratuito.”
Filmar cenas de sexo naturalmente traz um certo nível de constrangimento ao set. Matt Smith falou sobre o desconforto das cenas de bordel da primeira temporada de A Casa do Dragão, e pode-se imaginar que todos se sentem assim até certo ponto. Isso ressalta a importância de ter coordenadores de intimidade para ajudar a facilitar essas sequências, algo que Olivia Cooke abordou novamente em entrevista à Cosmopolitan UK.
A necessidade da ética nessas cenas
Cooke elogiou Vanessa Coffey mais uma vez, explicando como ela foi uma grande ajuda.
“Ela era a pessoa que ia até os diretores e dizia com o que estávamos ou não confortáveis, o que tira o constrangimento para os atores”, explicou Cooke. “Você então não precisa peticionar por seus próprios limites e segurança.” Coffey também ajudou a garantir que as cenas de sexo parecessem o mais natural possível. Enquanto diretores e outros membros da equipe têm várias responsabilidades, é vital que alguém garanta que essas cenas sejam tratadas de forma ética.
Emilia Clarke já falou sobre como as cenas de nudez em Game of Thrones a deixavam desconfortável. Aquele show não tinha um coordenador de intimidade, então a filmagem dessas cenas provavelmente não tinha o mesmo nível de cuidado que os atores estão experienciando em A Casa do Dragão .
Quando todos se sentem confortáveis, a experiência é melhor tanto para os atores quanto para os espectadores.
A Casa do Dragão está disponível no Max.