O mundo de O Senhor dos Anéis possui uma rica e vibrante história que sempre tem algo a ser explorado e reavaliado. No entanto, às vezes, a atenção aos detalhes que J.R.R. Tolkien usou ao criar a história do mundo pode ser um pouco confusa para seus fãs.
Um dos melhores exemplos disso está na história dos Elfos e nos diversos grupos em que foram divididos durante a Guerra do Anel.
Felizmente, há tanta história detalhando como esses grupos surgiram quanto sobre suas respectivas culturas. Voltando aos primeiros dias dos Elfos, é possível descobrir onde começaram as primeiras divisões à medida que os Elfos migravam por toda Arda. Quer tenham se mudado ou permanecido no lugar, a raça mais antiga e nobre do mundo lançou raízes em quase todos os continentes importantes de Arda.
Tipos de elfos em O Senhor dos Anéis
Os Elfos foram originalmente um grupo conhecido como os Quendi. Foram divididos quando alguns decidiram viajar para o oeste até Valinor. Aqueles que partiram tornaram-se os Calaquendi e os que ficaram tornaram-se os Moriquendi. Esses Elfos que partiram viriam a ser lembrados como os Eldar. Eles viajaram para o Oeste e, embora seu destino declarado fosse Aman, nem todos chegaram ao Reino Abençoado. Antes de chegar ao mar, alguns dos Elfos optaram por permanecer na Terra Média.
Esses Elfos seriam conhecidos como Umanyar. Os Elfos que completaram sua jornada e conseguiram ver a luz de Valinor seriam para sempre conhecidos como Calaquendi. De todos os grupos de Elfos, os Calaquendi teriam o menor número de membros, pois um contingente muito maior ficou para trás no continente oriental. Isso talvez tenha sido para melhor, pois os Elfos provariam ser vitais na defesa de Arda contra forças escuras crescentes.
Esses Elfos que permaneceram seriam conhecidos como Avari, ou Avamanyar, “Aqueles que não iriam para Aman”. Como consequência de não irem para Valinor, os Avari permaneceriam como povos selvagens, preferindo habitar nas florestas. Apesar de permanecerem na Terra Média, as histórias dos Avari são poucas e esparsas. Há pouca informação sobre o que fizeram desde então. No entanto, como também pertenciam ao coletivo de Elfos que não viram a luz de Valinor, também eram considerados Moriquendi, que se traduz como “Elfos das Trevas”.
O Calaquendi e o Moriquendi representam a primeira fratura dos Elfos. O Calaquendi é composto pelos Vanyar, os Falmari, os Ñoldor e o rei Sindarin, Thingol. Os Moriquendi são compostos por todos os outros grupos de Elfos.
Onde ver O Senhor dos Anéis? Prime Vídeo.