Capitão América: Admirável Mundo Novo nem estreou e já está gerando controvérsia.
A indicada ao Emmy Shira Haas (Unorthodox) interpreta Ruth Bat-Seraph, uma ex-viúva negra israelense que agora é uma autoridade de alto escalão do governo dos EUA no filme.
Ruth era conhecida anteriormente como Sabra, que atuava como agente do Mossad. Algumas pessoas que são pró-Israel têm problemas com a mudança da lealdade da personagem para uma agência dos EUA. Já os anti-Israel protestam contra a personagem devido às suas raízes (ou, em alguns casos, simplesmente porque ela é israelense).
A situação é complicada e repleta de informações errôneas. Alguns estão presumindo que o nome e a história da personagem foram alterados devido a eventos recentes, e alguns que pedem um boicote parecem não perceber que sua história foi alterada. Há também muitos que percebem que a personagem foi alterada, mas dizem que isso não importa.
A mudança, na verdade, remonta a 2022, quando a Marvel anunciou na D23 Expo que Haas estava entrando para o MCU. Na época, a Campanha Palestina para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel criticou a decisão, afirmando que “o racismo feio da história em quadrinhos original e a valorização do Mossad são repugnantes”.
Em Capitão América 4, o nome Sabra não será usado, informa o THR.
Uma mensagem de protesto está circulando atualmente: “A história do personagem inclui o trabalho para o governo genocida israelense e suas forças de ocupação. Ao reviver esse personagem racista de qualquer forma, a Marvel está promovendo a opressão de Israel sobre os palestinos”.
Capitão América 4, que leva o subtítulo Admirável Mundo Novo, acompanha os próximos passos de Sam Wilson como o novo Capitão América, após os eventos de Falcão e o Soldado Invernal.
O personagem volta a ser interpretado por Anthony Mackie e o filme marca sua estreia como protagonista de um filme do MCU. O elenco ainda conta com Tim Blake Nelson, Carl Lumbley, Danny Ramirez e Shira Haas.
Harrison Ford também foi escalado e interpreta o General Ross, substituindo William Hurt, que faleceu em 2022.
O roteiro foi escrito por Malcolm Spellman e a direção ficou a cargo de Julius Onah.
Capitão América 4 estreia em 25 de julho de 2024 no Brasil.