Deadpool e Wolverine é o grande lançamento da Marvel neste ano e, como os filmes anteriores do estúdio, é bom chegar preparado. De fato, estamos falando de 3 séries de filmes se encontrando (pelo menos): X-Men, Deadpool e o MCU de forma geral. Assim sendo, há vários filmes e séries que os fãs precisam ver antes.
Deadpool e Wolverine começa anos após os eventos de Deadpool 2, lançado em 2018. Wade (Reynolds) agora está trabalhando como vendedor de carros usados e não está mais namorando sua amante de longa data Vanessa. Quando agentes da Autoridade de Variância Temporal, apresentados pela primeira vez na série Loki, chegam à sua porta, ele recebe uma missão que o coloca em rota de colisão com um Wolverine de uma realidade alternativa.
O roteiro de Deadpool e Wolverine foi escrito por Ryan Reynolds, Paul Wernick & Rhett Reese, dupla de roteiristas de Deadpool, e Zeb Wells. A direção ficou a cargo de Shawn Levy.
Retornam a Deadpool 3 os atores Ryan Reynolds (Deadpool), Karan Soni (Dopinder), Leslie Uggams (Cega Al), Morena Baccarin (Vanessa), Rob Delaney (Peter), Stefan Kapicic (Colossus), Brianna Hildebrand (Míssil Adolescente Megassônico) e Shioli Kutsuna (Yukio).
Eles se juntam a Hugh Jackman como Wolverine, Emma Corrin (The Crown) como a vilã do longa, e Matthew Macfadyen (Succession) em papel desconhecido. Jennifer Garner retornará à pele de Elektra.
Reynolds e o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, produzem o filme.
Confira, abaixo, quais filmes da Marvel você precisa ver antes de Deadpool e Wolverine.
X-Men (2000)
No mundo atual, onde os humanos estão começando a perceber e temer a existência de mutantes, um grupo de super-heróis mutantes luta pela convivência pacífica entre humanos e mutantes. Liderados pelo Professor Charles Xavier (Patrick Stewart), os X-Men enfrentam a ameaça do vilão Magneto (Ian McKellen), que acredita que um conflito entre mutantes e humanos é inevitável. Quando uma jovem mutante chamada Rogue (Anna Paquin) se junta à equipe, ela se torna a chave para a batalha entre as duas visões opostas do futuro dos mutantes.
X-Men foi o filme que deu início à franquia de 14 filmes, portanto, é obrigatório assistir para conhecer alguns personagens fundamentais. Desde o recrutamento de Wolverine por Charles Xavier até o encontro com seu amor proibido, Jean Grey, e seus amigos e companheiros mutantes Tempestade e Ciclope, o filme oferece uma base sólida para esse universo abrangente.
X-Men 2 (2003)
Após os eventos do primeiro filme, os X-Men enfrentam uma nova ameaça: o coronel William Stryker (Brian Cox), que inicia um plano para exterminar todos os mutantes. Para combater essa nova ameaça, os X-Men são forçados a se unir a seus antigos inimigos, incluindo Magneto e sua Irmandade de Mutantes. O filme explora o passado sombrio de Wolverine (Hugh Jackman) e as origens do Programa Arma X, enquanto os heróis lutam para salvar tanto mutantes quanto humanos de uma catástrofe iminente.
O segundo filme da trilogia da Fox também apresentou dois personagens que retornarão em Deadpool e Wolverine: Pyro e Lady Deathstrike. Embora o último tenha aparecido apenas na sequência de batalha, houve um mergulho mais profundo no caráter de Pyro, que passou de um estudante leal a um rebelde violento com Magento.
X-Men: O Confronto Final (2006)
Quando uma “cura” para o gene mutante é descoberta, oferecendo aos mutantes a possibilidade de se tornarem humanos, as tensões entre humanos e mutantes chegam ao seu ápice. Os X-Men, liderados por Professor Xavier, enfrentam decisões difíceis sobre a aceitação ou rejeição da cura. Ao mesmo tempo, Jean Grey (Famke Janssen), que supostamente havia morrido, retorna como a poderosa e instável Fênix Negra, ameaçando destruir tudo em seu caminho. A batalha final testa a força, lealdade e crenças dos X-Men enquanto lutam pelo futuro da humanidade e dos mutantes.
O conflito de Logan entre deter Jean ou deixá-la destruir a face de toda a espécie humana e mutante é uma batalha dentro de sua identidade que ele sente por anos após esses eventos. As consequências de suas decisões o assombram nos filmes subsequentes; portanto, esse filme de 2006 precisa estar na sua lista de filmes para assistir.
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Este filme explora as origens do icônico personagem Wolverine, também conhecido como Logan (Hugh Jackman). Ambientado antes dos eventos dos filmes anteriores dos X-Men, a história revela o doloroso passado de Logan, incluindo seu relacionamento turbulento com seu meio-irmão Victor Creed (Liev Schreiber), também conhecido como Dentes-de-Sabre. A trama segue a transformação de Logan em Wolverine, seu envolvimento no programa Arma X e os eventos que o levam a se tornar o mutante rebelde e solitário que todos conhecemos.
Em 2009, muito antes do surgimento do Deadpool com classificação para maiores de 18, Reynolds fez sua primeira aparição como Wade em X-Men Origens: Wolverine. Para entender a história de Logan e sua trajetória de soldado sanguinário a herói mutante reformado, basta assistir a X-Men Origins: Wolverine.
X-Men: Primeira Classe (2011)
Ambientado durante a década de 1960, este filme narra a origem dos X-Men e a relação complexa entre Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), antes de se tornarem Professor X e Magneto. Unidos inicialmente por um objetivo comum, evitar uma guerra nuclear durante a Crise dos Mísseis Cubanos, Xavier e Lehnsherr recrutam jovens mutantes para formar a primeira equipe de X-Men. No entanto, diferenças ideológicas começam a emergir, levando à formação de duas facções opostas que moldarão o futuro dos mutantes.
First Class oferece mais informações sobre as rivalidades e os preconceitos que frequentemente aparecem nessa franquia, já que os mutantes lutam por seus direitos de existir com segurança e liberdade em um mundo que quer persegui-los. Fique de olho em Azazel, um mutante que se teletransporta, que, segundo rumores, aparece em Deadpool e Wolverine.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)
Num futuro distópico onde os mutantes são caçados e exterminados por Sentinelas, os X-Men enviam Wolverine (Hugh Jackman) de volta ao passado, especificamente ao ano de 1973, para impedir um evento chave que levará à criação das Sentinelas. Trabalhando com as versões jovens de Charles Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender), Wolverine deve alterar o curso da história e evitar a aniquilação dos mutantes. O filme alterna entre o futuro e o passado, mostrando a luta desesperada para mudar o destino dos mutantes.
Depois de assistir à trilogia X-Men e Primeira Classe, assista a Dias de um Futuro Esquecido para ter uma noção de onde a franquia deixou cada um dos mutantes depois que a linha do tempo foi reescrita.
Deadpool (2016)
Para apreciar o terceiro filme da série, é hora de se aventurar de volta ao início com Deadpool.
Wade Wilson (Ryan Reynolds) é um ex-militar e mercenário que, após ser diagnosticado com câncer terminal, se submete a um experimento clandestino que lhe concede poderes de cura acelerada, mas também o deixa severamente desfigurado. Adotando o alter ego Deadpool, Wade busca vingança contra o homem que quase destruiu sua vida, enquanto lida com seu novo e irreverente estilo de vida como um anti-herói. Conhecido por seu humor sarcástico, quebra da quarta parede e violência exagerada, Deadpool se destaca como um herói não convencional no universo dos X-Men.
Deadpool 2 (2018)
Parece que o filme Deadpool 2, de 2018, terá alguns pontos essenciais da trama que informam o contexto de Deadpool e Wolverine.
Após sofrer uma tragédia pessoal, Deadpool (Ryan Reynolds) decide se juntar a uma equipe de mutantes, a X-Force, para proteger um jovem mutante chamado Russell (Julian Dennison) de um soldado cibernético do futuro, Cable (Josh Brolin). O filme expande o universo de Deadpool com a introdução de novos personagens e combina ação explosiva com o humor irreverente característico do anti-herói. Deadpool deve encontrar um equilíbrio entre sua busca por vingança e sua responsabilidade de proteger aqueles que ama.
Logan (2017)
Um dos filmes mais importantes para assistir antes de Deadpool e Wolverine é Logan. O filme de 2017 marcou um final pungente para o tempo de Jackman como o mutante.
Ambientado em um futuro próximo, Logan apresenta um Wolverine (Hugh Jackman) envelhecido e debilitado, que tenta viver uma vida tranquila enquanto cuida do Professor Xavier (Patrick Stewart), agora idoso e com uma mente instável. Quando uma jovem mutante chamada Laura (Dafne Keen), com habilidades semelhantes às de Logan, aparece buscando ajuda, Logan é forçado a enfrentar seu passado e proteger a menina de uma organização perigosa. O filme é uma despedida emocional e intensa para o personagem Wolverine, destacando temas de redenção, família e sacrifício.
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Os Vingadores e seus aliados devem estar dispostos a sacrificar tudo na tentativa de derrotar o poderoso Thanos (Josh Brolin), que está em uma missão para reunir todas as seis Joias do Infinito. As Joias darão a Thanos poder inimaginável, permitindo que ele destrua metade da vida no universo. Em uma batalha épica que se estende por vários planetas, os heróis mais poderosos da Terra, incluindo Iron Man (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Capitão América (Chris Evans) e outros, juntam forças para impedir que Thanos complete sua missão devastadora.
Se você tiver tempo, Vingadores: Guerra Infinita deve ser adicionado à sua lista de filmes para assistir. Essa épica primeira parte do final de duas partes da Saga do Infinito apresenta inúmeros personagens e pontos integrais da trama que definiram as fases seguintes do MCU.
Vingadores: Ultimato (2019)
Após a devastação causada por Thanos em “Guerra Infinita”, os Vingadores restantes tentam lidar com a perda de seus amigos e entes queridos. Quando uma oportunidade de reverter os danos causados pelo estalar de dedos de Thanos surge, os heróis embarcam em uma missão arriscada para recuperar as Joias do Infinito e trazer de volta aqueles que foram apagados da existência. O filme culmina em uma batalha épica que determinará o destino do universo, enquanto os Vingadores enfrentam seu maior desafio e fazem sacrifícios finais para salvar a humanidade.
Tanto Ultimato, quanto Guerra Infinita, são essenciais para assistir a qualquer filme que se passe além dessa fase, pois reescreveram a existência dos Vingadores e, se Wade está pronto para se juntar a esse grupo de heróis, é possível que ele esteja se juntando após o acidente.
Loki (2021 – 2023)
Após os eventos de “Vingadores: Ultimato,” a série acompanha Loki (Tom Hiddleston), o Deus da Trapaça, em uma nova linha do tempo criada quando ele rouba o Tesseract. Capturado pela Time Variance Authority (TVA), uma organização que monitora a linha do tempo, Loki é forçado a trabalhar com a TVA para corrigir a ruptura que ele causou no fluxo temporal. Ao longo da série, Loki enfrenta dilemas morais, descobre segredos sobre a natureza da TVA e confronta versões alternativas de si mesmo, explorando temas de identidade, destino e livre-arbítrio.
Embora duvidemos que haja uma participação especial de Tom Hiddleston, a melhor maneira de aprender todo o jargão do tempo que informa a existência da TVA, que aparece em Deadpool e Wolverine, é assistir à primeira e à segunda temporada de Loki. Além disso, os eventos do segundo ano da série mudam completamente como o multiverso da Marvel funciona no MCU.
Deadpool e Wolverine chega aos cinemas em 25 de julho deste ano.