O Exército dos Mortos de O Senhor dos Anéis é um grupo aterrorizante de aliados fantasmagóricos liderados por um rei, que deve sua lealdade a apenas um homem — o herdeiro de Isildur.
Embora o antigo governante possa parecer horripilante na tela, como ele é na vida real? Quem é o ator por trás da monstruosidade verde gerada por CGI em duas camadas? A resposta é Paul Norell.
Norell é um ator britânico nascido em 1952 em Londres. Embora ele tenha aparecido em 2003 como o Rei dos Mortos, isso foi um ato posterior em uma carreira já ocupada em Hollywood, que inclui várias séries de televisão cult.
Norell interpretou (entre outros papéis) o comerciante ambulante Falafel em Hércules: A Lendária Jornada e Xena: A Princesa Guerreira.
Ele também participou da franquia Power Rangers, interpretando o Supremo Comandante Fowler Birdy em quatro episódios de Power Rangers S.P.D. e fazendo uma breve aparição como “Delegado #2” em Power Rangers Tempestade Ninja.
Mais recentemente, ele interpretou o Rei João na comédia romântica da Netflix Tratamento de Realeza.
Ator teve mais papéis na trilogia O Senhor dos Anéis
Durante seu tempo na Terra-média, Norell fez mais do que interpretar o Rei dos Mortos. Ele também teve um papel não creditado como um Oriental que luta pelos exércitos de Sauron durante a Guerra do Anel.
Esses são os soldados que vêm das partes mais ao leste do continente da Terra-média de Tolkien, chamado Rhûn, que devem ter destaque no segundo ano de Os Anéis de Poder.
Embora ele interprete o Rei dos Mortos em O Retorno do Rei, o papel de Norell como um Oriental é creditado a As Duas Torres, o que faz sentido, pois Frodo, Sam e Gollum veem um grupo desses homens de perto durante esse filme, quando os soldados entram em Mordor pelo Portão Negro.
Os filmes de O Senhor dos Anéis estão disponíveis no Max e no Prime Video.