Connie Chiume, atriz sul-africana conhecida por seu papel como a líder tribal Zawavari em Pantera Negra e na sequência Pantera Negra: Wakanda para Sempre, morreu nesta terça-feira (6) em um hospital de Joanesburgo, aos 72 anos.
A família dela anunciou seu falecimento nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
O governo sul-africano prestou homenagem a Chiume no X: “Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas da premiada e lendária atriz Connie Chiume. Seu excelente trabalho será sempre lembrado”.
A atriz nasceu em 5 de junho de 1952, como Gabisile Connie Chiume, na província de Welkom, no Estado Livre da África do Sul. Mais tarde, ela estudou para ser enfermeira e depois professora – duas das opções limitadas abertas aos sul-africanos negros durante o apartheid.
No final da década de 1970, ela se juntou a um grupo musical itinerante antes de ser escalada para o musical sul-africano Ipi Ntombi. Seus créditos posteriores incluem papéis em Porgy and Bess e The Little Shop of Horrors.
Retornando à África do Sul após a queda do apartheid, ela apareceu em muitas séries de TV e filmes antes de sua descoberta em Hollywood como anciã de uma tribo no reino fictício de Wakanda.
Desde então, ela apareceu nas séries de TV Heart of the Hunter e Soon Comes Night, além disso participou do álbum visual de Beyoncé, Black is King (2020).
Chiume deixa três filhos e cinco netos.