Star Wars: The Acolyte foi cancelada após 1 temporada no Disney+. A série não vai retornar para um 2º ano.
A notícia é, ao mesmo tempo, um choque, considerando que grande parte do final da primeira temporada terminou em um suspense e apresentou várias tramas para a segunda temporada, e não é uma grande surpresa, considerando a recepção extremamente oposta dos fãs e a audiência pouco robusta.
Alguns críticos e fãs adoraram o fato de a série desafiar a percepção tradicional dos Jedi como infalíveis e totalmente virtuosos, como demonstrado pelas escolhas emocionalmente egoístas feitas pelo Mestre Jedi Sol (Lee Jung-jae), responsável por afastar Osha de sua família e causar a separação de sua irmã.
Outros fãs, no entanto, acharam que essas escolhas criativas eram antitéticas à natureza do bem e do mal da narrativa de Star Wars.
The Acolyte também sofreu review bombing, que consiste em “fãs” (muitos dos quais sequer viram a série) avaliando negativamente a obra. Isso ocorreu por conta do preconceito contra atores e atrizes não brancos e contra personagens LGBTQ+.
The Acolyte se passa na se passa cerca de 100 anos antes dos eventos de Episódio I – A Ameaça Fantasma, na era da Alta República, quando os Jedi estavam no auge da diplomacia e influência.
Apesar disso, a trama destaca a ascensão do lado negro da Força, acompanhando uma ex-Padawan reunido com um mentor Jedi para tentar resolver crimes que são influenciados por forças insidiosas.
No universo Star Wars, um acólito quer dizer que ele é um aprendiz de um Lorde Sith, a ponto de transformar-se em um num futuro próximo. Porém, o Lorde Sith Darth Bane instituiu a Regra Dois, que diz que deve ter apenas dois Sith – um mestre e um aprendiz -, como é o caso de Palpatine e Darth Vader.
Amandla Stenberg estrela a série, junto de Jodie Turner-Smith, Manny Jacinto, Carrie-Anne Moss, Dafne Keen e Lee Jung-jae.
Leslye Headland criou a série e também atua como produtora executiva ao lado de Kathleen Kennedy, Simon Emanuel, Jeff F. King e Jason Micallef. Headland também dirigiu os dois episódios de estreia.
A 1ª temporada de The Acolyte está disponível no Disney+.