Documentários históricos tendem a seguir formatos similares, adotar mecanismos narrativos comuns. Isso não pode ser dito de O Mundo Por Philomena Cunk, que reconta a história do mundo de forma hilária.
A obra leva os espectadores por um tour pelo mundo pelos olhos da apresentadora Philomena Cunk (Diane Morgan). A apresentadora faz perguntas incisivas, como “Alguma múmia já andou de bicicleta?” e “A Mona Lisa está segurando um balão entre os joelhos?” em uma tentativa de aproximar o público da verdade sobre a nossa história como civilização.
Trata-se de um mockumentary – um falso documentário – no qual uma apresentadora, interpretada por Morgan, faz perguntas absurdas a historiadores reais.
A adorável e atrapalhada Philomena Cunk visita locais históricos e conversa com importantes acadêmicos de filosofia, ciência e escrita da antiga Mesopotâmia.
Enquanto Philomena faz a esses grandes intelectuais perguntas totalmente desinformadas como “Quem é você?” e “Em qual episódio estamos agora?”, seus sujeitos eruditos tentam engajar em conversas reais e factuais. O resultado é hilário, embora Cunk talvez não perceba o quão absurdas essas conversas realmente são. Ela está ocupada demais tentando falar sobre seu amigo Paul.
Quem é Philomena Cunk?
Infelizmente, alguém tão ridículo quanto Philomena Cunk não é uma pessoa ou apresentadora real. Ela é uma personagem interpretada pela atriz Diane Morgan, à la o personagem satírico intencionalmente ignorante de Stephen Colbert durante os dias do The Colbert Report.
Morgan foi indicada ao BAFTA em 2017 por sua atuação como Philomena em Cunk on Shakespeare.
Morgan é uma atriz britânica que está na ativa desde 2002. Ela é uma figura constante nas comédias britânicas da Netflix, coestrelando After Life, Death to 2020 e Death to 2021. Mas ela realmente se destacou como Philomena Cunk, uma personagem que ela estreou em 2013 na série de comédia britânica Charlie Brooker’s Weekly Wipe. Se o nome Charlie Brooker soa familiar, há uma razão para isso — o que nos leva ao nosso próximo ponto.
O Mundo Por Philomena Cunk surge da mente do humorista britânico Brooker, que você provavelmente conhece como o criador de uma pequena série chamada Black Mirror.
A dupla também colaborou em 2020 Nunca Mais e 2021 Nunca Mais, ambos co-criados e produzidos executivamente por Brooker. Morgan interpreta Gemma Nerrick, “uma das cinco pessoas mais comuns do mundo”.
O Mundo Por Philomena Cunk está disponível na Netflix.