Lost conta com uma narrativa não-linear, com flashbacks, flashforwards e flash-sideways. Fãs, no entanto, editaram a série a fim de colocá-la em ordem cronológica e a experiência se torna completamente diferente.
“Com a queda de um avião em uma ilha deserta, pessoas dos mais variados tipos terão que se adaptar a seu novo lar e enfrentar as forças enigmáticas da ilha”, diz a sinopse da série.
O elenco conta com Matthew Fox, Evangeline Lilly, Jorge Garcia, Yunjin Kim, Josh Holloway, Naveen Andrews, Terry O’Quinn, Michael Emerson, Emilie de Ravin, dentre outros.
Continue lendo para saber mais sobre a versão de Lost em ordem cronológica.
Lost em ordem cronológica é melhor?
Existem coisas que você só percebe em Lost se assistir à série mais de uma vez, razão pela qual o programa ainda é imensamente popular até hoje.
Embora os mistérios centrais do programa tenham sido em grande parte resolvidos, uma nova maneira de assistir à série recontextualiza os pontos da trama, tornando-a ainda mais interessante para os espectadores repetidos.
A usuária do Instagram @the_real_ivy_doll foi às redes sociais para compartilhar como a série se torna drasticamente diferente se você assistir aos eventos da história na ordem em que aconteceram.
No vídeo, a usuária destaca uma edição popular feita por fãs da série intitulada Chronologically Lost, que apresenta todas as 6 temporadas da série em ordem cronológica. Ela observa que uma das maiores críticas que Lost recebeu foi que seus roteiristas frequentemente criavam mistérios sem saber as soluções com antecedência, fazendo com que certos pontos da narrativa parecessem confusos.
“Essa versão inverte isso ao trazer todo o pano de fundo e todas as explicações logo no início”, explicou a usuária. Ela acrescenta que apresentar a história em ordem cronológica torna ela muito mais focada nos personagens, enfatizando os relacionamentos e os passados, em vez dos mistérios.
Com essa reestruturação, passamos muito tempo com os personagens antes de chegarem à ilha, o que, por sua vez, leva a uma série drasticamente diferente. Para alguns, ver Lost em ordem cronológica é um exercício interessante de perspectiva; para outros, é o que salva a série.
Lost está disponível na Netflix.