No momento decisivo de Bad Boys: Até o Fim, quarto filme da popular franquia de ação e comédia com Will Smith e Martin Lawrence, há uma alusão ao polêmico incidente do tapa no Oscar, o que pode ser um fator chave para revitalizar a carreira de Smith.
Atualmente entre os mais procurados, os detetives Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence) retornam no quarto filme da série para limpar seus nomes e demonstrar, mais uma vez, que são insuperáveis.
“Os Bad Boys preferidos do mundo todo estão de volta com a mistura icônica de ação eletrizante e comédia escrachada mas, dessa vez, com uma virada: os melhores de Miami são agora os mais procurados”, diz a sinopse oficial.
Os protagonistas Will Smith e Martin Lawrence se reúnem mais uma vez para uma nova aventura. O elenco também será estrelado por Vanessa Hudgens, Ioan Gruffudd e Alexander Ludwig.
Adil El Arbi e Bilall Fallah, dupla de Bad Boys Para Sempre, retornam para dirigir Bad Boys 4, que foi escrito pelo roteirista Chris Bremner.
Continue lendo para saber como o tapa em Bad Boys 4 pode afetar a carreira de Will Smith.
Tapa em Will Smith
Na cena do filme, Mike (Will Smith) está tendo um ataque de pânico, um problema persistente que se desenvolveu ao longo do filme, enquanto ele se preocupa em perder as pessoas mais próximas a ele.
Então, Marcus (Martin Lawrence) dá tapas no rosto dele. Não uma vez, mas repetidamente — animando seu parceiro para que ele volte ao seu “eu bad boy” para que possam sair dessa enrascada e restaurar seus bons nomes.
É uma referência, ainda que invertida, para o infame tapa de Will Smith, o incidente em que Smith esbofeteou Chris Rock no palco do Oscar de 2022.
O principal crítico de cinema da Variety, Owen Gleiberman, escreveu sobre a cena em específico.
“A cena atua como uma espécie de exorcismo pop”, escreve Gleiberman em sua crítica. “Está ‘punindo’ Smith, fazendo cruelmente uma piada sobre sua transgressão e, talvez, no processo, permitindo que ele se livre da imagem dela.”
O momento funcionou para o público em ambas as exibições, que riu conscientemente da cena meta. Outros críticos ficaram menos impressionados. O Daily Beast caracterizou a piada como “de mau gosto”.
Em todo caso, Bad Boys 4 é o primeiro grande teste de Smith sobre a percepção pública e seu status como estrela.
Além disso, Smith talvez aborde as consequências na nova música que ele tem trabalhado, cuja premissa temática é “dançar nos seus momentos mais sombrios”.
“Os últimos anos da minha vida têm sido espiritualmente e emocionalmente transformadores”, disse Smith à Access Hollywood na estreia em Los Angeles. “Então, tenho mais a dizer do que nunca tive na vida e a música era o único lugar onde eu poderia realmente expressar o que tinha a dizer.”
Mas agora que isso foi abordado no filme, o meio pelo qual grande parte do legado de Smith foi solidificado, ele pode voltar a ser mais chamado para papéis em Hollywood. De certa forma, o tapa em Bad Boys: Até o Fim, pode ter salvado a carreira do ator.
Bad Boys: Até o Fim está disponível no Max.