Apesar de Divertida Mente 2 ser um dos maiores sucessos do cinema este ano, o filme passou por problemas nos bastidores. Segundo o IGN, vários funcionários enfrentaram pressão dos executivos da Pixar para alterar o visual e outros detalhes da protagonista Riley com o objetivo de torná-la “menos gay”.
Essas mudanças teriam sido motivadas pelo desejo da Pixar de evitar a mesma reação negativa de uma parte do público que criticou Lightyear por mostrar um beijo entre personagens do mesmo sexo. A orientação era que a sequência não explorasse temas LGBTQIA+.
Fontes indicam que houve um esforço especial para fazer com que o relacionamento entre Riley e Val, uma personagem coadjuvante apresentada em Divertida Mente 2, parecesse o mais platônico possível. Isso incluiu ajustes na iluminação e no tom de algumas cenas para remover qualquer sugestão de “química romântica”.
Uma das pessoas ouvidas pelo site descreveu a situação como “um trabalho extra desnecessário para garantir que ninguém visse as personagens como não heterossexuais”.
Divertida Mente 2 explora as emoções de Riley – Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva, Medo, além da nova emoção, Ansiedade – agora na adolescência.
Kelsey Mann, que já trabalhou em departamentos da Pixar, faz sua estreia na direção em Divertida Mente 2.
Amy Poehler reprisa seu papel como Alegria, Phyllis Smith retorna como Tristeza e Lewis Black está de volta em seu papel como Raiva. Com relação às outras emoções do original, infelizmente, tanto Mindy Kaling quanto Bill Hader não retornam para a sequência em seus papéis de Nojinho e Medo, respectivamente.
Liza Lapira (NCIS) e Tony Hale (Toy Story 4) substituem Kaling e Hader nos papéis de Nojinho e Medo.
Maya Hawke (Stranger Things) também se junta ao elenco, dando voz a uma das novas emoções: Ansiedade.
Divertida Mente 2 está em exibição nos cinemas e chegará em 25 de setembro ao Disney+. A animação original está disponível no streaming.