O filme de terror Imaginário leva mais um brinquedo infantil, que se torna assustador às telonas. Desta vez, é Chauncey, o ursinho de pelúcia.
Na trama, após se mudar de volta para sua antiga casa com a família, a escritora de livros infantis Jessica (DeWanda Wise) começa a temer pela segurança de sua enteada mais nova. Alice, de 10 anos (Pyper Braun), faz amizade com um ursinho de pelúcia que encontra no porão, e a relação entre eles se torna cada vez mais perturbadora à medida que os dois iniciam uma caça ao tesouro pela casa. Jessica se une à sua enteada mais velha, Taylor (Taegan Burns), para salvar Alice do perigo representado por Chauncey.
A partir daí, a linha entre o que é real e o que é, bem, imaginário, começa a ficar bastante confusa. É aí que a diversão (e o horror) começa.
Há algumas reviravoltas chocantes na segunda metade do filme — a primeira está relacionada à presença física de Chauncey.
O final de Imaginário explicado
Após sugerir que Alice veja um terapeuta para discutir por que tentou se machucar sob a vigilância de Chauncey, Jessica assiste a parte da sessão gravada. O que ela vê (ou não vê) é perturbador.
O ursinho de pelúcia que ela viu Alice pegar e levar para a sessão de terapia não aparece na câmera. A realização de Jessica de que Chauncey é, na verdade, imaginário e não um ursinho de pelúcia físico que todos podem ver é uma bomba para o público também — o brinquedo de pelúcia que vimos na tela até aquele momento não era visível para ninguém além de Jessica e Alice (e nós).
Após perceber que Chauncey só é visível para Alice e para ela, Jessica começa a desbloquear memórias de sua infância que parecia ter reprimido. Quando vivia na mesma casa, Jessica também tinha um amigo imaginário chamado Chauncey.
Acontece que os dois amigos imaginários são a mesma entidade, e o ursinho esfarrapado voltou com um objetivo: recuperar a imaginação da qual ele se alimentava.
Jessica conhece sua vizinha e ex-babá Gloria (Betty Buckley) após voltar para sua antiga casa. Jessica não se lembra da babá, mas Gloria a relembra do amigo imaginário que ela costumava ter.
Mais tarde, ela revela que passou a vida pesquisando e escrevendo livros sobre o conceito de amigos imaginários depois de testemunhar o desaparecimento de Jessica no reino de Chauncey quando era criança.
Gloria concorda em ajudar Jessica e Taylor a resgatar Alice do Nunca Jamais, mas tem outras intenções — ela quer experimentar o reino da imaginação sem fim. Ela fecha a única porta e é morta momentos depois. Uma vez que você morre no Nunca Jamais, não pode mais voltar.
Depois de resgatar Alice, Jessica e suas enteadas tentam escapar do Nunca Jamais, uma cena repleta de imprevisibilidades.
Após enfrentar Chauncey em várias formas — incluindo uma versão monstruosamente grande do ursinho — e passar por corredores e portas enganadoras, Alice e Taylor escapam do Nunca Jamais. No entanto, Jessica fica presa antes de finalmente conseguir sair e se reunir com suas enteadas. Ou, pelo menos, é assim que percebemos a sequência de eventos.
Em uma cena que parece um final feliz, Jessica visita seu pai no hospital e lê seu novo livro ao lado de sua família. Está tudo perfeito. Talvez um pouco perfeito demais.
Percebemos que Jessica ainda não escapou — aquele final idealista foi algo que ela imaginou enquanto estava presa no reino imaginário de Chauncey.
O pai de Jessica, Ben (Samuel Salary), por sua vez, tem uma história complicada, que é explicada lentamente ao longo do filme. Descobrimos desde cedo que ele vive em uma casa de repouso e tem pouca memória de quem sua filha é.
Mais tarde, descobrimos que, quando Jessica era criança, ela foi resgatada por seu pai. Ele olhou nos olhos de Chauncey e viu toda a imaginação do mundo — algo excessivo para uma única pessoa suportar.
Ele arriscou sua vida para salvar a filha, e as peças que faltavam no quebra-cabeça da infância de Jessica são redescobertas com essa revelação.
Após, enfim, escapar do Nunca Jamais, Jessica e suas enteadas deixam a casa na tentativa de seguir em frente após Chauncey.
Na cena final, ouvimos uma criança dizendo a um adulto que seu amigo imaginário é real. A câmera então mostra um ursinho de pelúcia esfarrapado mais uma vez, sugerindo que Chauncey voltará a assombrar alguém, mesmo que Alice tenha escapado de seu domínio.
A última cena de Imaginário deixa a porta aberta para uma sequência — o poder do amigo imaginário ainda está presente. Não sabemos ao certo se veremos mais de Chauncey no futuro, mas podemos imaginar o que vem a seguir.
Imaginário está disponível no Prime Video.