Está em andamento um longa-metragem que pretende explorar a vida pessoal do lendário ator James Dean, informa o THR.
O roteirista e diretor Guy Guido adquiriu os direitos do livro de memórias Surviving James Dean, de 2006, do falecido autor William Bast, e planeja filmar um filme biográfico com o mesmo nome. Depois de escrever o roteiro, Guido começou a se reunir com possíveis produtores e está no processo de conseguir o elenco certo para os papéis principais.
Em seu livro, Bast descreveu o encontro com Dean no programa de teatro da UCLA aos 19 anos de idade e escreveu que os dois homens se tornaram colegas de quarto, amigos íntimos e, por fim, amantes.
Bast afirmou que eles mantiveram o namoro em sigilo para não prejudicar a carreira de Dean, enquanto o astro em ascensão se relacionava com mulheres, e Bast continuava esperançoso de que ele e Dean voltariam a viver juntos em breve.
Cinco anos depois de conhecer Bast, Dean morreu em um acidente de carro em 1955, aos 24 anos de idade, com dois de seus filmes emblemáticos, Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade, lançados postumamente.
O roteiro de Guido se passa desde o primeiro encontro entre Bast e Dean até a morte do ator, em 30 de setembro de 1955, e o anúncio do filme foi feito no aniversário do falecimento de Dean. O filme se concentrará em Bast e Dean navegando em seu relacionamento em evolução e Bast aceitando o fato de ser gay durante a década de 1950.
A versão cinematográfica de Surviving James Dean ainda não tem financiamento, mas Guido está esperançoso de encontrar a pessoa certa depois de participar de reuniões recentes sobre o projeto.
“Quero encontrar a equipe certa para fazer parceria”, continua ele. “Produtores que entendam a gravidade e a importância de uma história como essa, especialmente no clima social dividido de hoje.”