Por pouco

Como Keanu Reeves salvou a franquia John Wick com um simples erro

Descubra como um simples erro de Keanu Reeves transformou um filme em uma das maiores franquias de ação do século XXI.

Filme John Wick
Filme John Wick

Quando John Wick foi lançado em 2014, não parecia mais do que um filme de ação com plot de vingança genérico. A trama, centrada em um assassino profissional em busca de vingança pela morte de um ente querido, estava longe de ser uma novidade após o sucesso da franquia ‘Busca Implacável’ que já tinha se consolidado com três filmes.

No entanto, o filme surpreendeu ao se tornar uma das maiores franquias de blockbuster, gerando três sequências, uma série de TV e um filme derivado a caminho. O personagem Wick se tornou icônico, mas nada disso teria acontecido se o filme tivesse sido lançado sob seu título original.

Keanu Reeves em John Wick
Keanu Reeves em John Wick

John Wick teria sido chamado de “Scorn” se não fosse por Keanu Reeves

Embora o personagem principal sempre tenha se chamado John Wick, o filme não foi nomeado em sua homenagem. Reeves assinou contrato para um filme chamado ‘Scorn’, como era intitulada a primeira versão do roteiro de Derek Kolstad.

“A única razão pela qual se chama ‘John Wick’ é que Keanu constantemente se referia a ele dessa forma”, revelou Kolstad.

A equipe de marketing do estúdio estimou que Reeves já havia gerado milhões de dólares em publicidade gratuita para um filme chamado ‘John Wick’. Decidiram então, que, em vez de recomeçar com uma campanha de marketing cara para um filme intitulado ‘Scorn’, o ‘novo título’ seria mantido. Kolstad, que havia criado o título original, admitiu: “Não consigo imaginar que o filme se chamasse Scorn agora”.

Keanu Reeves em John Wick 4
Keanu Reeves em John Wick 4

O título simples, mas eficaz de John Wick ajudou muito o filme

Embora ‘Scorn’ não seja um título ruim para um filme de vingança, “John Wick” é indiscutivelmente mais eficaz. Ele é único e se destaca entre os inúmeros títulos de ação que surgem anualmente.

O título definitivo, além de instigar a pergunta “quem é John Wick?”, dá um nome e um rosto para as pessoas se identificarem e criarem uma conexão. O título cria uma mística em torno do personagem ao tempo em que o transforma em alguém “real”, por quem os telespectadores torcem e criam um apreço.

John Wick 4 tem Keanu Reeves no papel principal.
John Wick 4 tem Keanu Reeves no papel principal.

John Wick nunca teria se tornado uma franquia com seu título original

Não é exagero afirmar que ‘John Wick’ nunca teria se tornado uma franquia se tivesse sido chamado de ‘Scorn’. O filme poderia ser exatamente o mesmo, mas um título genérico não teria atraído o público necessário para garantir sequências ou a criação de um universo cinematográfico. Elementos do filme, como O Continental — uma rede de hotéis que atende especificamente a assassinos — apontavam para um potencial de expansão, mas os espectadores precisariam assistir ao filme para que isso se tornasse evidente.

Sobre John Wick

A trama de John Wick gira em torno de um ex-assassino profissional que é forçado a voltar à ativa após a morte de sua esposa e o roubo de seu carro por um grupo de criminosos. Ao longo do filme, Wick enfrenta uma série de inimigos e se infiltra no submundo do crime, revelando uma rede de assassinos e uma sociedade secreta com suas próprias regras.

A franquia se tornou sucesso após apresentar uma coreografia de ação inovadora feita por ‘Jonathan Eusebio’ e um mundo rico em detalhes. Para aqueles que ainda não conhecem a saga, os filmes do ‘John Wick’ são uma experiência que vale a pena!

A franquia está disponível no Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.