O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder mal terminou sua 2ª temporada e já deixou os fãs ansiosos pelos desenrolares que se seguirão pela terceira temporada.
Apesar das críticas mistas, a série do Prime Video fez um trabalho excepcional ao representar o amado mundo de fantasia de J.R.R. Tolkien.
Porém, um ponto que intrigou bastante alguns expectadores foi a forma como Annatar foi desenvolvido na série, principalmente porque sua história poderia ter sido uma peça ainda mais essencial desde a 1ª temporada.
Se apoiar no mistério de quem seria Sauron talvez tenha prejudicado o personagem durante o primeiro ano da série, mas em nenhum momento a qualidade da produção foi prejudicada por isso.
Afinal, quem é Annatar?
Annatar, ou “O Senhor dos Presentes”, foi um disfarce que Sauron utilizou em sua primeira tentativa de conquistar a Terra Média. O personagem tentou influenciar a raça dos homens para a sua causa, acreditando que eles seriam mais fáceis de manipular, e ao mesmo tempo, ansiava pelo apoio dos Elfos.
Assumindo uma forma semelhante a dos elfos, ele se apresentou como um mensageiro de Valar e rapidamente se envolveu com os membros mais altos da sociedade élfica. Lá, ele compartilhou seu conhecimento e ensinou a forjar os anéis de poder, mas ao mesmo tempo, enfeitiçou-os para que pudesse realizar o seu plano.
Durante todo o tempo, Sauron trabalhou para forjar o Um Anel, que deixaria todos sob seu controle, e assim, governar por meio daqueles que os anéis de poder, tornando-se efetivamente o verdadeiro governante da Terra Média.
O maior erro da série foi a demora para apresentá-lo
O problema com Annatar sendo oficialmente introduzido somente na 2ª temporada não era sobre a reviravolta, que era um tanto previsível, mas a demora pela qual a introdução do personagem e como ela teria dado ainda mais impacto para a história.
A demora serviu apenas para gerar uma busca um tanto rasa e óbvia sobre quem seria o personagem misterioso (até então conhecido como Halbrand), que todos já sabiam que era Sauron. Talvez, apresentar o vilão como Annatar ao invés de Halbrand teria sido o mistério que a produção tanto queria, e ainda deixar o mito original do personagem mais vivo e forte entre os fãs.
Além disso, transformar Sauron em uma persona como Halbrand acabou diminuindo seu impacto, fazendo com que seu poder infindável fosse absurdamente reduzido para um personagem frágil. É claro que ao longo dos episódios isso foi diminuindo e revelando a verdadeira faceta do vilão, mas a sua revelação teria sido ainda mais poderosa e impactante se apresentada da devida forma como ele merece.
As duas temporadas de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estão disponíveis no Prime Video.