A franquia Harry Potter começa com Lord Voldemort assassinando Thiago e Lilian Potter, mas os fãs só descobrem o verdadeiro motivo por trás disso em Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Harry é a única pessoa conhecida por sobreviver à maldição que Voldemort lançou naquela noite, o que causou a fama que ele nunca desejou e lhe deu o apelido de “O Menino que Sobreviveu”. Porém, muita gente ainda se pergunta a razão de como isso aconteceu e porquê, mas os motivos são bem claros se você observar atentamente a profecia.
A profecia que levou Voldemort a matar os pais de Harry
Severus Snape contou a Voldemort sobre uma profecia que previa sua queda. Antes do nascimento de Harry, o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore acabou encontrando Sibila Trelawney e ouviu pela boca da bruxa a profecia sobre a queda do vilão.
No entanto, Dumbledore não foi o único a ouvir essa profecia, embora tenha sido o único a vivenciá-la por completo. Na época, Snape era um Comensal da Morte e ouviu parte da profecia, a qual compartilhou com o bruxo maligno. Como Lord Voldemort ouviu apenas a última parte da profecia, ele interpretou que Harry estava destinado a destruí-lo, então ele partiu para encontrá-lo e matá-lo enquanto ele era um bebê e, por consequência, ainda não era uma ameaça.
Há alguns elementos importantes da profecia: primeiro, ela menciona que a queda de Voldemort virá pelas mãos de uma pessoa nascida no final de julho e cujos pais desafiaram o Lorde das Trevas três vezes. Essa pessoa também tem um poder que Voldemort não consegue entender. O vilão também será aquele que escolherá seu inimigo, e um deles matará o outro. O bruxo das trevas sempre temeu a morte e ele criou várias Horcruxes para evitá-la.
Por que Harry ao invés de Neville Longbottom?
Embora Voldemort soubesse que haveria um bruxo capaz de derrotá-lo, nada na profecia de Trelawney se referia especificamente à família Potter. Sim, James e Lily desafiaram Voldemort três vezes, e seu filho nasceu no verão, mas eles não foram os únicos. A profecia poderia se referir também aos Longbottoms. Frank e Alice Longbottom desafiaram Voldemort três vezes, e Neville Longbottom também nasceu no final de julho.
Nesse caso, Harry não foi escolhido pelo destino mas sim pelo próprio Voldemort, porque ele sempre considerou os pais de Harry e o menino uma ameaça muito mais perigosa. Voldemort, que só tinha ouvido a última parte da profecia, escolheu por conta própria o bruxo que ele considerava seu igual e criou seu pior inimigo.
Porém, a verdadeira razão pela qual Voldemort matou os Potters foi porque eles o impediram de matar seu filho. Tiago morreu imediatamente, recebendo uma maldição da morte enquanto Voldemort se movia pela casa para alcançar Harry. Ele, no entanto, deu a Lílian a escolha de viver se ela o deixasse matar Harry. Lílian decidiu morrer protegendo seu filho, uma forma de amor tão forte e mística que acabou salvando Harry contra o Lorde das Trevas.
As tentativas de matar Harry acabaram tornando o menino mais forte
A maior fraqueza de Lord Voldemort sempre foi o seu próprio ego. A incapacidade do vilão de ver seus inimigos como iguais causou sua queda e também cumpriu a profecia que ele lutou para destruir. Afinal, a profecia em si sugere a presença do “igual” do Lorde das Trevas — alguém que acaba sendo escolhido pelo próprio Voldemort. Exceto que Voldemort nunca, por um momento, acreditou que alguém poderia ser mais esperto que ele. Voldemort destruiu cada pedaço de humanidade que restava nele e isso incluía emoções, mas também medo. A única coisa que ele tinha medo era a morte.
Harry, por outro lado, ficou cara a cara com a morte duas vezes. A primeira vez quando Voldemort tentou o matar quando ainda era criança, e a segunda na Floresta Proibida.
Harry também se deparou com uma escolha para si. A sequência do limbo foi mostrou o momento de contemplação de que ele sempre precisou, onde ele aceitou a vida e a morte. Harry estava preparado para morrer, mas escolheu retornar e enfrentar Voldemort uma última vez. As tentativas de Voldemort de matar Harry apenas tornaram o garoto mais forte.
Todos os filmes da franquia Harry Potter estão disponíveis na Max.