A HBO está em busca do elenco perfeito para estrelar a série de Harry Potter, mas enquanto isso, os rumores sobre a primeira temporada começaram a surgir. Um deles é o tempo de duração da 1ª temporada, que terá cerca de 8 horas para um ano inteiro.
Os produtores executivos Mark Mylod e Francesca Gardiner confirmaram a duração, mas não revelaram se isso valerá para todas as temporadas ou apenas para a primeira. Provavelmente, a temporada contará com 8 episódios, de mais ou menos 1h cada, mas isso pode se tornar um pequeno problema no futuro.
O tempo perfeito para adaptar A Pedra Filosofal – mas não para todo o resto
A duração para adaptar A Pedra Filosofal é perfeita, mesmo que os fãs prefiram temporadas mais longas. O primeiro livro de Harry Potter tem pouco mais de 300 páginas, então não é longo o suficiente (e nem com tantas tramas) que justifiquem uma temporada de 10 episódios. Embora a série precise de tempo para incluir omissões do filme, como a aula de poções de Snape, ela terá tempo o bastante para isso.
A maior preocupação é o que a HBO está planejando para as temporadas posteriores de Harry Potter, que terão a tarefa de adaptar livros muito maiores. Cálice de Fogo, Ordem da Fênix, Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte merecem exibições mais longas para cobrir suas narrativas. Além deles, muitos fãs desejariam uma temporada mais aprofundada de O Prisioneiro de Azkaban, já que os leitores vêm exigindo uma adaptação da história de fundo dos Marotos há anos. O plano de 10 anos pode significar que teremos mais de uma temporada por livro para as sequências, mas não há nada confirmado sobre.
Existe também um outro ponto a ser tratado: se a série de Harry Potter estender certas subtramas e arcos de personagens, isso precisa ser feito com cuidado. Dedicar dez episódios a cada um dos livros maiores parece uma maneira promissora de garantir uma adaptação fiel, que também tenha espaço para expandir as coisas quando necessário, mas sempre prestando atenção no que valeria a pena ou não.
Mas por quê 10 episódios ou mais?
Os livros posteriores de Harry Potter — no caso, de O Cálice de Fogo em diante — têm todos cerca de 700 páginas ou mais, e ter menos 10 episódios pode fazer com que a história sofra o mesmo mal dos filmes e acabe cortando momentos essenciais. Há muitas histórias dos livros que devem ser elaboradas, desde a narrativa do Comensal da Morte de Draco até a redenção de Percy Weasley.
Entre a duração dos livros e as subtramas que precisam ser expandidas, oito horas podem não ser suficientes para dar vida a esses livros de Harry Potter de uma forma satisfatória. Assim como as temporadas anteriores de Game of Thrones provam, 10 episódios podem oferecer um tempo mais do que suficiente para entregar uma adaptação convincente (ou ao menos tentar), mesmo de um material de origem extenso.
Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis na Max.