Cercado pelo legado de personagens célebres e sequências marcantes, o universo de Karatê Kid não para de se reinventar. O público, que acompanha essa jornada há décadas, já se habituou a ver antigos heróis retornarem, novos pupilos ascenderem e diferentes mestres surgirem.
Entre homenagens ao passado e a difícil tarefa de encontrar relevância hoje, as produções mais recentes têm apostado em combinações inusitadas e muito apelo ao passado. É nesse contexto que surge o novo Karatê Kid: Legends, um filme com potencial para distanciar-se das fórmulas habituais e mostrar algo diferente. A produção reunirá nomes consagrados e pode trazer um novo sopro criativo a essa saga.
Uma escala de talento inédita na franquia
Diferentemente dos capítulos anteriores, Karatê Kid: Legends chega com um elenco recheado de talentos experientes e diversificados. Este novo longa terá a oportunidade de reunir Ralph Macchio, já experiente no papel de Daniel LaRusso após seu retorno bem-sucedido em Cobra Kai, com Jackie Chan, que viveu o Sr. Han no remake de 2010. Além disso, nomes como Ming-Na Wen, Joshua Jackson e Ben Wang integrarão o universo.
Esse elenco faz com que o novo longa tenha mais uma vez o trunfo de conversar com diferentes públicos ao mesmo tempo. Enquanto Macchio carrega o afeto nostálgico de quem viu a primeira luta nos anos 80 e a nova geração que acompanhou as temporadas de Cobra Kai, Chan evoca o público que está “no meio do caminho”, que presenciaram Karatê Kid (2010) durante a adolescência.
Claro que ter nomes famosos e contar com o saudosismo do público não é garantia de êxito. É necessário apresentar um enredo que faça jus às expectativas, entrelaçando os mundos de Daniel e Sr. Han de forma coerente.
Legends, apesar da vantagem, carrega o peso do legado de toda a saga Karatê Kid. O roteiro precisará justificar esse encontro e deixar claro por que ainda faz sentido contar essa história hoje. Afinal, depois de tantos filmes e uma série elogiada, o público espera algo além de frases de efeito e acenos nostálgicos.
A encruzilhada criativa da franquia
A vantagem sobre seus antecessores é sútil, mas, se bem-suscedida, pode tranformar o novo filme em um dos mais populares do universo. Legends terá a oportunidade de reunir elementos consagrados, rostos familiares e artistas respeitados, algo que nenhum dos filmes anteriores ou mesmo Cobra Kai teve em igual medida.
Ainda assim, a estrada não é simples. Se o roteiro não criar motivações consistentes, se os dilemas não forem relevantes ou se as relações entre os personagens não gerarem impacto genuíno, o filme pode se tornar apenas um capítulo dispensável. A vantagem inicial só terá valor se for bem aproveitada, transformando a presença desses nomes consagrados em energia criativa.
Será preciso transformar essa ferramenta em algo que faça sentido para o público atual, que deseja mais do que apenas rever velhos conhecidos. Ele terá a reponsabilidade de convencer os espectadores de que voltar ao mundo do karatê foi uma decisão inspirada e não apenas uma algo impulsionado por ganhos financeiros.
Todas as produções do universo de Karatê Kid estão disponíveis na Netflix.