Episódio Thirst

O episódio tão ruim de Smallville que fez até os criadores da série se desculparem com os fãs

O episódio de Smallville foi tão desastroso que até os criadores pediram desculpas. Confira o que deu de tão errado!

Tom Welling em Smallville
Tom Welling em Smallville

Smallville conquistou milhões de fãs ao longo de suas 10 temporadas, mostrando a jornada de Clark Kent (Tom Welling) antes de se tornar o Superman. Entre arcos emocionantes e os famosos “freaks da semana” infectados por Kryptonita, a série entregou momentos icônicos. 

Mas nem tudo brilhou nessa trajetória. Em 2005, o 5º episódio: Thirst, da 5ª temporada, conseguiu a proeza de desagradar não só os fãs, mas também o elenco e os próprios criadores da série. Como isso aconteceu? Confira o caos que tornou Thirst o episódio mais infame de Smallville.

Thirst: 5ª temporada de Smallville
Thirst: 5ª temporada de Smallville

Vampiros chegando em Smallville no Halloween

No episódio, Lana Lang (Kristin Kreuk) entra para a universidade e, em busca de moradia, decide se juntar à irmandade Tri-Psi. A presidente do grupo, Buffy Sanders, revela ser uma vampira que adquiriu seus poderes ao ficar presa em uma caverna de Kryptonita com estalactites. 

Eventualmente, Lana também é transformada em vampira. A trama foi criada como parte de uma exigência da The CW para criar episódios temáticos de Halloween e Natal naquela temporada. No entanto, a tentativa de inovar resultou em um dos episódios mais criticados da história da série.

O roteirista Steven S. DeKnight revelou, posteriormente, que a ideia parecia promissora no papel. Afinal, com James Marsters (o eterno Spike de Buffy: A Caça-Vampiros) no elenco como Brainiac, parecia natural explorar o tema. Mas tudo desandou na execução. O próprio Alfred Gough, criador de Smallville, classificou o episódio como “o que estávamos pensando?” no comentário gravado para o DVD da temporada.

Tom Welling em Smallville
Tom Welling em Smallville

Erros que transformaram Thirst em desastre

Um dos grandes problemas de Thirst foi como uma ideia central foi tratada. Steven S. DeKnight, roteirista do episódio, confessou que pediu repetidamente para que as vampiras não fizessem gestos exagerados como exibir as garras ou ficar sibilando como um gato. No entanto, foi exatamente isso que dominou o episódio. “Meu coração afundou ao assistir os dailies”, lamentou o roteirista.

Outro ponto que prejudicou o episódio foram os cortes no orçamento. Algumas cenas que poderiam ser mais impactantes foram simplificadas. Um momento em que Lana seria empurrada de um carro em alta velocidade acabou sendo substituída por uma cena em que ela simplesmente cai de uma escada. 

Clark, ao investigar o caso, deveria usar sua visão de raio-X para encontrar pistas no quarto de Buffy, mas isso também foi descartado. O resultado foi uma solução conveniente e preguiçosa: Clark encontra, por acaso, um recorte de jornal que explica a origem dos poderes de Buffy.

Thirst: 5º episódio de Smallville
Thirst: 5º episódio de Smallville

Momentos absurdos 

A história ainda incluiu momentos absurdos, como uma cura para o vampirismo que Lex Luthor tinha convenientemente guardada em uma maleta no escritório. Ao lado da cura, havia um pedaço de Kryptonita, e, originalmente, isso sequer tinha uma explicação no roteiro. 

Para tentar consertar essas falhas, os criadores adicionaram cenas extras e narrações de Chloe Sullivan (Allison Mack) para trazer alguma coerência ao enredo. “Assistir à primeira versão me deixou deprimido por horas”, confessou Gough. Apesar das tentativas, o episódio só conseguiu ir de “terrível” para “apenas ruim”, segundo os próprios produtores.

Michael Rosenbaum em Smallville Smallville
Michael Rosenbaum em Smallville Smallville

Críticas do elenco  

O elenco não escondeu sua insatisfação. Kristin Kreuk revelou que ficou frustrada com o episódio, afirmando que a trama foi usada apenas para objetificar Lana, já que ela passou boa parte do episódio em um traje colado. 

“Foi só uma desculpa para me colocar em uma roupa apertada”, reclamou a atriz. Ela também confessou que começou a dizer “não” a certas cenas e que isso gerou conflitos no set. “Eu aprendi a impor limites, mesmo que isso causasse tensão”, disse Kreuk, refletindo sobre como Thirst marcou um momento importante para sua evolução como atriz.

Michael Rosenbaum, que interpretava Lex Luthor, foi ainda mais duro ao criticar o episódio. Durante um episódio do podcast Talk Ville, o ator chamou Thirst de “o pior episódio que já vi, talvez da história da televisão”. Tom Welling, que vivia Clark Kent, foi mais cauteloso, mas também reconheceu as falhas.

O elenco de Smallville
O elenco de Smallville

Lições aprendidas

Apesar do desastre de Thirst, sendo o episódio mais mal avaliado de Smallville, com uma nota de 6.6 no IMDb, os criadores apontaram que o episódio teve ao menos uma qualidade: ele não foi entediante. 

“Prefiro isso a algo como Tomb ou Fade”, comentou Gough, citando episódios que ele considera os mais tediosos da 5ª temporada. Em Tomb, Chloe é possuída pelo espírito de uma garota assassinada, enquanto Fade gira em torno de um assassino infectado por Kryptonita que tenta agradecer Clark por salvar sua vida.

Thirst pode não ser um episódio essencial para os fãs de Smallville, mas ele certamente se tornou uma história curiosa sobre como até mesmo uma série de sucesso pode ter seus tropeços. 

Todas as 10 temporadas de Smallville estão disponíveis na Max.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.