Muita coisa

Dragon Ball: Quais filmes da franquia são canônicos?

Cânone de Dragon Ball é bastante confuso

Goku vs Freeza em Dragon Ball.
Goku vs Freeza em Dragon Ball.

Dragon Ball está entre as franquias de mídia mais bem-sucedidas de todos os tempos, mas o status de cânone de seus filmes é frequentemente questionado.

Os filmes mais recentes, Dragon Ball Super: Broly, de 2018, e Dragon Ball Super: Super Hero, de 2022, são considerados cânones da história geral, mas a grande maioria dos filmes da franquia não é.

Frequentemente contradizendo detalhes da trama principal, muitos dos filmes de Dragon Ball são divertidos cenários hipotéticos em vez de continuações diretas.

Vamos ver, então, quais são canônicos e quais não são.

Piccolo e Gohan em Dragon Ball Super: Super Hero

Quais filmes de Dragon Ball são canônicos

Antes do anime original adaptar a segunda metade do mangá como Dragon Ball Z, o anime era chamado simplesmente de Dragon Ball. A adaptação do anime foi incrivelmente popular.

Assim, resultou em quatro filmes separados que se basearam nesse sucesso, embora um deles tenha sido lançado vários anos depois. Nenhum deles é um filme canônico de Dragon Ball.

Embora os quatro filmes de Dragon Ball sejam todos não canônicos, recontando ou reimaginando histórias do mangá ou do anime que retratam a infância de Goku, o primeiro filme de anime de Dragon Ball Z é geralmente considerado canônico. Dragon Ball Z: Zona da Morte (1989) ocorreu aproximadamente um ano antes do início de DBZ, com o vilão Garlic Jr. usando as esferas do dragão para ganhar a imortalidade antes de ser exilado na dimensão de bolso titular. Essa colocação no cânone foi ainda mais enfatizada quando Garlic Jr. escapou durante um arco filler do anime e tentou se vingar antes de ser exilado mais uma vez. Esse é um dos poucos filmes canônicos de DBZ, embora seja canônico apenas com o anime e não com o mangá.

Embora a próxima leva de filmes de Dragon Ball Z não seja de filmes canônicos de Dragon Ball, tanto Dragon Ball Z: A Batalha do Muito Mais Forte Contra o Mais Forte, de 1991, quanto Dragon Ball Z: A Galáxia no Limite! Um Cara Muito Incrível, de 1993 (que introduziu Bojack), nunca contradizem diretamente a série principal, assim sendo, podem ser considerados canônicos.

Quando se trata dos filmes mais recentes da franquia, por outro lado, não há dúvidas: todos são canônicos. Isso inclui: Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza, Dragon Ball Super: Broly e Dragon Ball Super: Super Hero.

Sair da versão mobile