Thanos é um dos vilões mais ameaçadores da cultura pop. No entanto, até ele parece inofensivo perto de um personagem específico de Dragon Ball Super.
Os deuses se tornaram um elemento básico de Dragon Ball assim que a Saga Piccolo Jr. da série original apresentou Kami-sama.
Desse ponto em diante, Goku gradualmente encontra divindades cada vez mais importantes, do Sr. Kaioh a Beerus.
O personagem mais forte apresentado em todo o Dragon Ball é um deus chamado Zeno.
Enquanto Beerus está encarregado do universo que contém a Terra e inúmeros outros planetas, Zeno comanda o multiverso, que consiste em 12 universos no cânone de Dragon Ball.
Esse número costumava ser maior. Em um determinado momento, havia 18 universos, mas Zeno eliminou os Universos 13 a 18 por capricho.
Suas capacidades aparecem pela primeira vez em Dragon Ball Super quando Goku o convoca para testemunhar a destruição causada por Zamasu em uma linha do tempo alternativa. A solução de Zeno é limpar tudo naquela linha do tempo, deixando para trás um vazio.
Depois, durante a Saga de Sobrevivência do Universo, Zeno coloca oito dos 12 universos uns contra os outros, com a intenção de apagar cada universo derrotado. Ele destrói sete universos durante essa saga, apenas para que a Androide 17 deseje que eles voltem a existir no final do torneio. No entanto, Zeno eliminou tecnicamente pelo menos 13 universos e uma linha do tempo alternativa.
A indiferença de Zeno é o que o torna tão brutal
A chave para o personagem de Thanos no MCU é o fato de que ele se preocupa com o estado do universo.
Na verdade, ele se importa tanto que não mede esforços para obter cada Pedra do Infinito e realizar seu plano de eliminar metade de toda a vida.
Ele acredita firmemente que esse ato melhorará as condições de todos e de tudo o que restar. Zeno, em comparação, não se importa com quase nada, o que torna sua capacidade de destruir o mundo ainda mais intimidadora.
No início de Vingadores: Ultimato, Thanos se resignou a uma vida tranquila em um planeta remoto porque seu plano funcionou e ele não deseja mais derramamento de sangue.
Zeno, por sua vez, não se importa em ganhar ou perder – ele já destruiu seis universos porque teve vontade. Depois, na Saga da Sobrevivência Universal, ele elimina sete de seus oito universos escolhidos simplesmente para sua própria diversão.
Enquanto Thanos é movido por um objetivo claro, nada motiva Zeno além de seu humor. Teoricamente, Zeno poderia um dia decidir eliminar todo o multiverso e ninguém poderia impedi-lo.