The First Slam Dunk, finalmente chegou à Netflix e prova que a série ainda é a rainha dos animes de esportes.
“O Colégio Shohoku enfrenta o invicto Colégio Sannoh, e o armador principal Ryota reflete sobre a difícil jornada que o levou até o campeonato”, diz a sinopse do filme.
Slam Dunk é uma série clássica de esportes sobre Hanamichi Sakuragi, um delinquente que começa a jogar basquete para impressionar sua paixonite, mas, com o tempo, começa a amar o jogo genuinamente e se torna um membro indispensável da equipe azarona de Shohoku.
Junto com Dragon Ball, esse foi um dos maiores mangás dos anos 90, e, 30 anos depois, ainda é uma das franquias de anime mais populares e bem-sucedidas de todos os tempos.
A entrada mais recente na franquia é a adaptação de seu arco final, The First Slam Dunk, e é mais do que uma adição valiosa à franquia.
Ser uma adaptação de uma história que já provou ser uma obra incrível é uma coisa, mas as novas adições à história e o estilo de direção de Takehiko Inoue, o criador original de Slam Dunk, ajudam a elevar ainda mais o nível.
The First Slam Dunk é um filme incrível do começo ao fim e prova perfeitamente por que Slam Dunk ainda é considerado um dos maiores animes de esportes de todos os tempos.
Mais sobre The First Slam Dunk
A principal característica de The First Slam Dunk é o quanto sua história é uma obra-prima emocional. A proposta do filme foi cobrir a história não explorada de Ryota Miyagi, e essa ideia o transforma em uma figura trágica que passou sua vida tentando lidar com a morte de seu irmão.
Tudo isso, é claro, leva a uma cena em que Ryota finalmente alcança a catarse emocional e a vontade de seguir em frente com sua vida, e além de ser uma das cenas mais marcantes do filme, é uma maneira perfeita de concluir um esforço esplêndido para dar a Ryota a profundidade que ele precisava.
Ryota recebe o maior desenvolvimento em The First Slam Dunk, mas o resto do elenco ainda tem muito tempo para brilhar. A alegria de Akagi ao ter seu time dos sonhos, a recusa de Mitsui em desistir, Rukawa se tornando um jogador de equipe, Sakuragi sendo o coração de Shohoku e mostrando o quanto ele aprendeu a amar o basquete, tudo isso dá ao elenco uma profundidade tremenda com o pouco tempo disponível.
Naturalmente, funciona melhor para quem leu o mangá, mas ainda é estruturado de uma forma que comunica bem para os novatos, então ver tudo se desenrolar é um verdadeiro testemunho da habilidade de contar histórias de Takehiko Inoue.
Uma das maiores coisas que pode fazer ou quebrar uma animação é sua direção, e a direção de The First Slam Dunk está entre as melhores de qualquer anime dos últimos anos.
Além de equilibrar perfeitamente a animação 2D e a animação 3D estilizada, cada cena exibe uma direção incrível através da composição dos planos e das transições habilidosas. A música também é digna de nota, já que o filme sempre sabe quando tocar sua trilha sonora em alto e bom som ou deixar tudo em absoluto silêncio para um efeito dramático, e o silêncio foi especialmente eficaz para enfatizar os segundos finais do jogo e fazer o retorno da trilha sonora ser um símbolo perfeito da vitória de Shohoku.
The First Slam Dunk está disponível na Netflix.