Sinistro

Fãs de terror e de Junji Ito precisam ver esse anime perturbador

Yamishibai é muito tenso e está na Crunchyroll

Yamishibai
Yamishibai

Poucos artistas conseguem criar obras tão aterroriantes quanto Junji Ito, e com o atraso da tão esperada adaptação do anime Uzumaki da Adult Swim, os fãs de anime de terror têm uma boa alternativa na Crunchyroll. Vamos conhecer Yamishibai.

Com episódios de apenas 4 minutos, temos aqui uma apresentação artística única, embora controversa.

Geralmente apresentada por um personagem não oficial a quem muitos fãs chamam carinhosamente de Narrador-san, a maioria dessas histórias de tamanho reduzido explora alguns aspectos do terror que muitas vezes se aprofundam no surreal e metafísico com finais bastante abruptos, bem ao estilo de Junji Ito.

No entanto, há alguns episódios e, melhor ainda, temporadas inteiras, que às vezes divergem do tom esperado, contando certas histórias que enfatizam muito mais a tragédia ou até mesmo a fofura do que o horror.

O efeito ainda é notável, independentemente dessas mudanças alarmantes, pois a maioria dessas histórias faz com que os espectadores parem e reflitam sobre as mensagens, muitas vezes complexas.

Aqueles que são apreciadores da cultura japonesa vão identificar as muitas referências que abundam na maioria dos contos e cujos significados, às vezes, dependem de um certo grau de compreensão.

Cena de Yamishibai
Cena de Yamishibai

Yamishibai captura os melhores aspectos do horror no estilo Ito

Yamishibai busca imitar o estilo tradicional do teatro de rua japonês conhecido como kamishibai.

Muitas temporadas seguem um tema comum. A 8ª temporada se afastou parcialmente de seu estilo já único para incorporar cenas em live-action de pessoas que foram manipuladas para se adequar à atmosfera “lo-fi” característica de Yamishibai.

Além disso, cada episódio serve como uma compilação de clássicos anteriores reimaginados nesse novo estilo. Na 9ª temporada, cada episódio explorou um dos animais do zodíaco.

Outras temporadas adotaram uma abordagem muito mais experimental, como a terceira, que não apenas se livrou do amado Narrador-san, mas também ampliou demais os onipresentes “jump scares” do gênero de terror.

Geralmente deixados de lado até, às vezes, literalmente o último segundo em Yamishibai, esses “jump scares” quase cômicos e alongados também são movidos alguns segundos antes no episódio para aumentar seu apelo já estranho.

As histórias de Juji Ito, embora absolutamente não convencionais, também estão profundamente enraizadas na cultura japonesa. O famoso Uzumaki é totalmente ambientado em uma pequena cidade rural japonesa, e Ito mencionou como essa história tenta subverter muitos símbolos comuns na mídia japonesa.

Yamishibai tem um tema japonês ainda mais forte, pois cada episódio tem suas raízes em um mito ou lenda urbana do país, o que, juntamente com os tons sinistros da série, certamente dará aos espectadores uma sensação semelhante à de Ito.

Yamishibai está disponível na Crunchyroll.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.