Na franquia Dragon Ball, as incríveis sequências de luta estão entre os principais destaques. Um dos momentos mais icônicos da saga é o confronto entre Goku e Freeza. O que muitos fãs não sabem é que a luta em questão tem um erro flagrante – e que este erro é consertado pelo anime Dragon Ball Z.
Lançado entre 1989 e 1996, Dragon Ball Z contou, ao todo, com 167 episódios. O anime se tornou um fenômeno mundial de audiência, conquistando fãs em todo o planeta.
No Brasil, o anime marcou a infância de muita gente, graças às exibições na TV aberta. A produção, vale lembrar, passava no bloco da manhã da Rede Globo.
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre o erro que acontece na luta de Goku e Freeza em Dragon Ball – veja também como o anime Dragon Ball Z consertou o problema. (via ScreenRant)
Mangá de Dragon Ball está cheio de furos
Apesar do anime Dragon Ball Z ser conhecido como uma adaptação pouco fiel do mangá de Akira Toriyama, a animação se destaca por corrigir um erro flagrante da história original, que acontece justamente na luta entre Goku e Freeza.
Em meio ao confronto, tanto no anime quanto no mangá, o Rei Kai tenta impedir Goku de permitir que Freeza atinja seu nível mais expressivo de poder. O personagem, é claro, falha no processo, já que o objetivo de Goku era enfrentar o vilão em sua versão mais poderosa.
É na maneira como o Rei Kai lida com a informação que Dragon Ball Z consegue corrigir o erro do mangá. No capítulo 321 da obra de Toriyama, Kai explica para Yamcha, Tien e Chiatzu que Goku “se foi”, e que o personagem era apenas um Super Sayajin.
No episódio 98 do anime Dragon Ball Z, por outro lado, o Rei Kai apenas questiona, em voz alta, o porquê da geração atual de heróis não ligar para as palavras de seus mentores.
Apesar do anime mostrar o Rei Kai questionando se a perspectiva de Goku é afetada pelos poderes do Super Saiyajin, o personagem não o faz com autoridade.
Em sua relação, Kai coloca Goku “no mesmo balaio” dos outros heróis de sua geração, sem culpar o estado de Super Sayajin pela mudança em seu julgamento. Para ele, o problema é geracional, não apenas de Goku.
O mesmo não pode ser dito sobre o mangá original, no qual o Rei Kai coloca no estado de Super Sayajin toda a culpa sobre a mudança na perspectiva de Goku. Além disso, ele o faz com autoridade, essencialmente explicando as ações do protagonista.
O problema é que, durante todo o mangá, Goku age de forma semelhante – mesmo quando não demonstra os poderes de Super Sayajin.
Isso acontece, por exemplo, durante a batalha final de Goku contra Piccolo Jr (que, eventualmente, viraria Piccolo). Os personagens lutam pelo destino do planeta, mas mesmo assim, Goku trata o confronto como a luta de um torneio qualquer.
Além disso, no capítulo 188 do mangá, Goku se recusa a quebrar as regras de um torneio, mesmo com o destino do universo em jogo. Em ambas essas situações, os poderes de Super Sayajin não têm qualquer relação com a decisão do personagem.