Naruto introduziu inúmeros vilões ao longo dos anos – alguns bem trabalhados, como Orochimaru, outros nem tanto. Uma das integrantes da Akatsuki, infelizmente, acabou sendo ignorada.
Por um tempo em Naruto Shippuden, Konan teve um papel de apoio na organização vilã Akatsuki, mas não muito além disso.
É verdade que ela durou mais do que o mestre de marionetes Sasori e o explosivo Deidara, mas mesmo assim, os fãs de anime podem dizer que Konan simplesmente não fez o suficiente com o tempo que lhe foi concedido no show, e que ela poderia — e deveria — ter feito muito mais.
Talvez sua personagem fosse simplesmente redundante com o de Nagato, ou seu design de personagem não lhe desse ferramentas suficientes para trabalhar na construção da história.
Mais tarde, no anime Naruto, os fãs viram um flashback apresentando três jovens conhecidos como os “Órfãos da Chuva”, compostos por dois meninos chamados Nagato e Yahiko, e uma menina chamada Konan.
Os três sofreram traumas e dificuldades semelhantes em sua pequena terra natal devastada pela guerra, com a Vila da Chuva sendo um campo de batalha para as nações em conflito que a cercavam, como a Terra do Fogo, lar da Vila Oculta da Folha.
A história sombria implicava que muitas pessoas na Vila da Chuva sofreram pobreza e perda, com os Órfãos da Chuva sendo apenas incomuns em dois aspectos — que Nagato tinha os olhos Rinnegan, e que os três sonhavam em mudar sua terra natal para melhor. Eles tinham Jiraiya a agradecer por ajudar a colocar seu sonho idealista em prática. Konan e seus dois amigos eventualmente conheceram Jiraiya, o sábio dos sapos, que chegou com Tsunade e Orochimaru, e Jiraiya decidiu orientá-los e treiná-los.
Por alguns anos, Jiraiya foi uma figura paterna para Konan e seus amigos, capacitando-os e ensinando-lhes o básico de ninjutsu e outras habilidades de ninja.
Como seus amigos, Konan abraçou a esperança de um futuro melhor, um amanhã maravilhoso pelo qual ela teria que lutar com Yahiko e Nagato ao seu lado. Como jovem mulher, Konan estava pronta para lançar essa missão, sendo um membro fundador da nova organização Akatsuki. Então, a tragédia aconteceu, e Yahiko morreu voluntariamente quando Hanzo encurralou o grupo iniciante da Akatsuki. Como Nagato, Konan ficou desolada com a perda.
Konan foi desperdiçada
Algum tempo depois dos eventos desse flashback, Konan se aproximou de Nagato, atuando como sua guarda-costas e melhor amiga, embora, externamente, ela fosse a parceira de “Pain” dentro da organização Akatsuki, com Pain sendo o corpo de Yahiko, controlado remotamente por Nagato. No anime Naruto Shippuden, Konan estava contente em ajudar a administrar a organização Akatsuki das sombras ao lado da persona de Pain, significando que ela era importante para o grupo, mas não foi mostrada dizendo ou fazendo muito, mesmo após sua revelação.
Ela ainda estava próxima de Nagato, mas não havia sinal de que ela tinha conexões significativas com outros membros, como Kakuzu, Itachi e Sasori. Assim, Konan quase parecia uma figurante, apenas cumprindo seu dever como parceira oficial de Pain enquanto ele comandava tudo.
Quanto às suas habilidades de combate, Konan era impressionantemente poderosa entre seus colegas da Akatsuki, usando o poder do origami e do papel para lutar. Como muitos estilos de luta, o jutsu de papel de Konan permitia que ela criasse clones de si mesma para confundir o inimigo ou evitar danos, e ela podia até formar asas de papel para voar, além de usar shurikens de papel no ataque.
Enquanto o arco da história de Pain no anime Naruto Shippuden apresentou alguns dos melhores vilões e ideologias da série, Konan não teve sua parte bem trabalhada. O principal problema é simples: Konan, como personagem, era em grande parte redundante com seu parceiro Nagato, que comandava tudo com sua persona de Pain. Até mesmo Yahiko, que estava morto há anos, tornava Konan redundante durante suas aparições em flashbacks como um herói idealista, com paralelos iniciais com o próprio Naruto Uzumaki.
Os fãs podem até dizer que Konan era apenas uma amiga simbólica de Yahiko e Nagato, uma garota simbólica que ajudava a equilibrar as coisas esteticamente. Além disso, embora fosse interessante ver um trio de aspirantes a heróis para espelhar o tropo do trio shōnen, parece que o arco da história de Pain na verdade não precisava de três personagens afinal.
Ou pelo menos, não precisava de três personagens para a ideologia de Pain enraizar-se. Konan estava lá apenas para ser uma apoiadora, ao que parece.