Mais do que você gosta.

Publicidade

Curiosidade

Nomes dos professores de Pokémon escondem significados profundos

Árvores representam personalidades em famoso anime

Publicado por Karol M.

17/02/2022 16:53

Pokémon é uma das franquias de jogos e animes mais populares de todos os tempos. No ar desde os anos 90, já ganhou diversas mídias e segue conquistando novos públicos por sua capacidade de se reinventar sem perder o foco.

Um de seus temas centrais é a importância do respeito à natureza e todas as formas de vidas nela presente, seja vida humana, Pokémon ou mesmo em sua flora.

Continua depois da publicidade

Esse último significado é apresentado de forma mais sutil na série, conforme todos os professores recebem nomes inspirados em árvores. A tradução às vezes pode mudar qual árvore cada professor representa, mas essa ligação entre eles está sempre presente e esconde algo ainda maior.

Em várias culturas ao redor do mundo e ao longo dos séculos, as árvores são consideradas símbolos de sabedoria e da vida, comumente ligadas a aspectos positivos que também são passados aos professores de Pokémon, cuja missão não é só orientar os adolescentes a como serem bons treinados, mas ajudá-los a entenderem como os Pokémon são importantes para o mundo.

Confira como isso se dá nos nomes de alguns personagens do anime:

Professor Carvalho

O principal mentor que conhecemos na franquia Pokémon é o Professor Carvalho, um homem velho e um tanto esquecido, mas que é um verdadeiro poço de perseverança e bondade.

Ele é o responsável por dar os Pokémons Iniciais aos novos treinadores em Kanto e tem uma relação muito especial com Ash Ketchum, estando sempre disposto a ajudá-lo. Mais do que um professor, é um conselheiro para Ash e seus amigos.

Professor Nogueira

No anime é chamado de Professor Kukui, sendo kukui uma palavra havaiana que significa “iluminação” e, portanto, sua árvore também representa a luz e a sabedoria, duas coisas que professores podem transmitir a seus alunos.

Professora Magnólia

A Magnólia é uma árvore com flores muito bonitas que, na cultura chinesa e japonesa, representam a nobreza e a dignidade. Em Pokémon Sword and Shield, a Professora Magnólia é uma idosa que já está quase se aposentando, mas ainda é exaltada por suas grandes contribuições acadêmicas.

Dr. Yung

O anime também nos apresenta ao Dr. Yung, o Mestre da Miragem, e traz uma duologia importante: apesar das árvores em geral representarem o bem, elas também podem se manifestar para o mal, tal como toda a corrupção e negatividade transmitidas por esse professor que se revela, na verdade, como um vilão em Pokémon: The Mastermind of Mirage.

Onde assistir Pokémon on-line?

Quer assistir Pokémon sob os olhos do simbolismo arbóreo? O anime está espalhado por várias plataformas de streaming, como TV Pokémon, Netflix e Amazon Prime Video, dependendo da temporada escolhida.

Publicidade