Akira Toriyama lamentavelmente nos deixou aos 68 anos de idade. O legado do lendário mangaká, no entanto, para sempre permanecerá conosco.
Por meio de Dragon Ball, ou de suas outras obras, como Dr. Slump, ele influenciou legiões de outros artistas. Sem falar nos fãs que conquistou ao redor do mundo.
Akira Toriyama também diretamente ajudou e apoiou outros mangakás, como o criador de Bleach, o de Naruto e o de One Piece.
Assim sendo, neste triste dia que recebemos a notícia do falecimento do artista, vamos reconhecer sua influência em diversas outros notáveis animes e mangás.
My Hero Academia
Na superfície, My Hero Academia pode não ter muito em comum com Dragon Ball, mas ainda assim o segue em alguns aspectos notáveis. O estilo de arte tem o mesmo tipo de simplicidade que definiu Dragon Ball e, assim como Dragon Ball, é usado para fazer com que a ação se destaque da forma mais eficaz possível.
Essa ação também segue Dragon Ball em grande parte devido à frequência com que a luta envolve um combate corpo a corpo habilmente coreografado, algo que, apesar de ser uma das características definidoras de Dragon Ball, é frequentemente ignorado, portanto, ver My Hero Academia dar tanta ênfase a isso mostra uma verdadeira compreensão do charme de Dragon Ball.
Gintama
Gintama é bem-sucedido como uma série shonen de ação e suspense, mas também é possivelmente o anime mais engraçado de todos os tempos. Nada está fora dos limites em Gintama, e ele zombou de todas as maiores séries e tendências que surgiram no Japão.
Não é de se surpreender que Gintama tenha tirado sarro de Dragon Ball muitas vezes, seja por meio de trocadilhos fáceis com o Super Saiyajin ou episódios inteiros que parodiam a Saga de Namekusei da série ou a rixa com Vegeta. Gintama até mesmo se refere aos personagens como Yamcha como uma maneira fácil de zombar de seu valor.
Gintoki tentou executar o Kamehameha característico de Goku, e todo o elenco fez seu melhor cosplay de Dragon Ball no passado. A introdução do longa-metragem final de Gintama foi totalmente inspirada nas recapitulações icônicas de Dragon Ball, com o uso da mesma música de fundo e modelos de personagens revisados que imitam o estilo de arte de Toriyama.
Spy x Family
O criador do mangá Spy X Family, Tatsuya Endo, expressou que, se não fosse por Akira Toriyama, ele não teria tido o objetivo de se tornar um artista de mangá. Mesmo agora, ele percebe “a posição do leitor” ao se lembrar da época em que esperava ansiosamente por Dragon Ball toda semana. Com isso, Tatsuya Endo orou pelo repouso da alma de Toriyama.
Bleach
Muitos fãs de Bleach sabem que Akira Toriyama escreveu uma carta a Tite Kubo, incentivando-o a continuar escrevendo depois que sua proposta inicial de Bleach foi recusada. Kubo detalha essa anedota em Dragon Ball Landmark, no qual destaca como Toriyama o inspirou além de suas palavras gentis iniciais.
O trabalho que Akira Toriyama fez com os vilões intensos em Dragon Ball se tornou uma influência direta na construção de Kubo dos grandes vilões de Bleach. A força superior é importante, mas Toriyama ajudou Kubo a entender que os vilões também precisam ser marcantes, assustadores e persuasivos. Uma simples olhada nos vilões de Bleach destaca suas semelhanças com a equipe de Dragon Ball. Não é de surpreender que Ichigo Kurosaki também tenha várias transformações que lhe concedem habilidades cada vez maiores.
One-Punch Man
Dragon Ball se concentra em Goku, um personagem que deseja enfrentar continuamente inimigos mais fortes. Por outro lado, Saitama, de One-Punch Man, está ativamente entediado com os desafios mínimos que existem para ele no mundo. Ele é tão poderoso que ninguém é registrado como um desafio.
Saitama e Goku acabam seguindo caminhos muito diferentes na vida, o que se torna um reflexo impressionante de natureza versus criação. A sociedade em One-Punch Man é fortemente isolada para proteger o público do mal, mas o anime ainda convida intencionalmente a comparações com Dragon Ball. Por exemplo, o primeiro oponente de Saitama, Vaccine Man, é praticamente idêntico a Piccolo, com exceção de uma troca de paleta de cores.
Naruto
Masashi Kishimoto admitiu que começou a trabalhar com mangás por causa de Dragon Ball e Goku em particular. Também não é difícil perceber a influência – Naruto e Goku são grandes comedores com gosto pela batalha.
É claro que, embora Naruto não queira lutar contra pessoas “fortes”, ele também tem uma versão oculta e monstruosa de si mesmo que ocasionalmente se manifesta. Goku possui muitas transformações poderosas, mas Naruto pode ser um dos poucos personagens de anime que tem mais transformações do que o Saiyajin. Naruto tem nove transformações distintas até o momento, mas outras poderão ser reveladas no futuro.
One Piece
One Piece superou Dragon Ball como a principal série de mangá shonen do Japão. A popularidade de One Piece só aumenta com o passar do tempo e até mesmo uma série live-action da Netflix foi lançada. Não é fácil manter uma série por tanto tempo como One Piece, mas a consistência de Eiichiro Oda com sua narrativa deve muito aos elementos básicos da narrativa de Akira Toriyama.
O ritmo e as aventuras de One Piece respeitam Dragon Ball de várias maneiras, mas a mais óbvia está no fato de Luffy, dos Piratas do Chapéu de Palha, não se sentir muito distante do corajoso protagonista Goku. Goku e Luffy são ambos incansavelmente dedicados a seus objetivos e à busca de maior força, mas também têm apetites enormes que, às vezes, são mais impressionantes do que sua força bruta e suas transformações.